Quantcast
AutomóveisEventos

Carro do ano 2024: os finalistas

Carro do ano 2024: os finalistas

O grupo Impresa anunciou os finalistas para o prestigiado prémio de Carro do ano 2024 e, como seria de esperar, a competição está renhida. Descobre os finalistas e as suas principais características.

O Carro do Ano é uma iniciativa do grupo Impresa, através da SIC Notícias e do Expresso, e conta com a participação de vários jurados em representação dos diferentes títulos e marcas do Global Media Group.

Como o nome indica, este prémio pretende eleger o melhor modelo automóvel do ano. No total, foram 42 inscritos, com carros divididos em oito categorias, incluindo diferentes modelos e versões de veículos. 

Destes, apenas 22 disputaram o título Carro do ano 2024. Os quais estiveram em exposição durante quatro dias na praça central do UBBO Shopping Resort. Ali os visitantes tiveram a oportunidade única para conhecer gratuitamente alguns dos mais recentes modelos que estão disponíveis no nosso país.

Agora, os prémios Carro do Ano 2024 chegam à sua última fase. Os 7 finalistas já foram revelados, com a Toyota e a Hyundai a terem duas participações cada uma entre as seleções finais. É percetível também a continuação da tendência indiscutível para os automóveis elétricos

Vem daí conhecer os finalistas e as suas principais características!

BYD Seal

O BYD Seal é um dos finalistas ao prémio de Carro do ano 2024 e não é difícil perceber porquê. Este sedan desportivo 100% elétrico promete revolucionar a mobilidade urbana. Com um motor elétrico de 390 kW, pode chegar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos, garantindo uma experiência de condução extremamente emocionante.

Conta, ainda, com uma bateria de alta capacidade que permite percorrer longas distâncias sem comprometer o ambiente. O que segue a tendência da BYD, que tem vindo a destacar-se como um dos pioneiros da eletrificação automóvel e do compromisso com a sustentabilidade.

Quanto ao carregamento, pode ser feito em apenas 26 minutos com uma potência DC de 150kW (de 30% a 80% da capacidade). Tem ainda a possibilidade de carregamento em corrente alternada de 11kW, o que torna o carregamento em casa mais cómodo e fácil.

Com um design minimalista inspirado no oceano e uma dianteira em forma de X, este modelo venceu o cobiçado prémio iF Design Award (Prémio de Design do Fórum Internacional), que reconheceu a beleza e a elegância das suas linhas. 

Hyundai IONIQ 6

Mais um elétrico na lista dos finalistas ao prémio de Carro do ano 2024 — o Hyundai IONIQ 6 – que combina design arrojado com tecnologia de ponta.

Assente na premissa de que “os elétricos não são todos iguais”, o mais recente lançamento da Hyundai apresenta linhas elegantes e aerodinâmicas e um interior luxuoso em forma de casulo, criado para proporcionar um espaço personalizado e flexível, que redefine a experiência de condução.

Destaca-se essencialmente por uma performance surpreendente e autonomia — a melhor do mercado segundo alguns estudos — já que a sua bateria de 800V garante uma autonomia de 315 quilómetros com apenas 15 minutos de carregamento.

Além disso, o Hyundai IONIQ 6 é o primeiro modelo da marca a oferecer atualizações de software OTA (Over-the-Air). Ou seja, concede acesso a funções e melhorias futuras sem precisar visitar uma oficina. Assim, torna-se uma opção a considerar para quem valoriza uma experiência de condução mais segura.

Hyundai Kauai

O popular Hyundai Kauai também marca presença na lista de finalistas a Carro do ano 2024. Volta agora com uma imagem diferente, mais robusto e futurista, mantendo o seu desempenho impressionante e a sua fiabilidade incomparável.

No interior, esta nova versão ganhou mais espaço, tanto no habitáculo como na bagageira. No painel de bordo é notória a proximidade com o IONIQ 6, apresentando dois ecrãs juntos — um faz de painel de instrumentos e outro de ecrã central).

Além disso, este Kauai dá-te a capacidade de percorrer mais de 377 km sem necessidade de recarregar. Um feito impressionante, considerando que a potência de 136 cv permite que passe de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos.

Toyota CH-R

Combinando o estilo de um coupé com uma postura poderosa — O Toyota CH-R — também entrou na lista de finalistas a carro do ano e promete não deixar ninguém indiferente.

Este crossover apresenta-se nesta versão com um design mais imponente, destacando as cavas das rodas proeminentes, e uma posição mais elevada. Já, no interior, mais moderno e apelativo, a Toyota esforçou-se para garantir a personalização — desde a regulação dos bancos, organização do painel digital de instrumentos e do head-up display, às definições do ecrã do sistema multimédia.

A segunda geração do C-HR é proposta a Portugal em duas variantes: a 1.8 HEV e a versão 2.0 plug-in (PHEV).

Em primeiro lugar, na entrada de gama, junta um motor de quatro cilindros de 1,8 litros, a debitar 98cv, com um engenho elétrico de 70 kW (95cv) e uma pequena bateria. Isto permite acelerar de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 170 km/h.

Por outro lado, a versão plug-in terá 223 cv e recorre a uma bateria de 13,6 kWh para conseguir uma autonomia em modo 100% elétrico de cerca de 66 km. Mais, garante uma carga completa da bateria em apenas 2h e 30 minutos.

Toyota Prius

O Toyota Prius dispensa apresentações. Este ícone dos híbridos continua a surpreender com a sua eficiência e baixas emissões. O seu design aerodinâmico caracteriza-se pelo seu tejadilho baixo e proporções inspiradas num coupé.  

O Prius PHEV é uma escolha inteligente para quem procura um carro que alia a sustentabilidade a uma experiência de condução gratificante. Nesse sentido, ele alia a potência elétrica — consegue percorrer 72 km apenas com energia elétrica — a um motor a gasolina de 2,0 litros integrado. 

Assim, graças a uma potência melhorada, com 223 cv, pode chegar dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,8 segundos. Este desempenho é apoiado por uma posição de condução desportiva, direção ágil e uma série de recursos avançados de tecnologia e segurança, garantindo uma experiência de condução incrível.

Renault Espace

A lista dos finalistas ao prémio de Carro do ano 2024 também conta com uma alternativa para  as famílias numerosas — o monovolume Renault Espace. 

Como o próprio nome indica, o Renault Espace prima pelo seu espaço interior. Por isso, a Renault apostou na modularidade — aproveitando o espaço do habitáculo ao máximo (integra até 40L de espaço de arrumação) — e no conforto (possui bancos acolchoados com apoios de cabeça ergonómicos, maior espaço para as pernas e encostos reclináveis a 31 graus).

Nesta nova versão mais leve e eficiente, o Renault Espace chega aos 1100 quilómetros de autonomia. Assim, graças à sua tecnologia E-Tech Full-Hybrid, garante até 80% do tempo em condução elétrica na cidade.

Volvo EX-30

A Volvo, um dos líderes em segurança automóvel, continua a impressionar os consumidores com os seus veículos de elevada qualidade, e o EX-30 não é exceção. Apelidado pela Volvo como o “SUV mais pequeno de sempre” da marca, o Volvo EX-30 alia o melhor da engenharia sueca com um design elegante, tornando-se numa escolha popular para condutores que procuram o máximo conforto e segurança. 

Combinando o melhor dos dois mundos — um motor a combustão e um motor elétrico — não só garante uma impressionante autonomia de até 476 quilómetros mas também pode atingir uma velocidade máxima de 100 km/h em apenas 3,6 segundos, tornando o seu desempenho nada menos que extraordinário.

No interior, o EX-30 destaca-se pela sua barra de som equipada, opções temáticas, soluções de arrumação inteligentes e assistente de estacionamento. Os seus materiais interiores são reciclados, tornando o Volvo EX-30 um automóvel ainda mais amigo do ambiente em todos os aspetos.

Related posts
AutomóveisCrédito AutomóvelDicas

Como trocar de carro: conhece as diferentes opções

AutomóveisDicasManutenção

Líquido de refrigeração: quando tens de o mudar?

AutomóveisDicas

Conduzir à chuva: cuidados a ter

AutomóveisLegislação

Novas regras nas cartas de condução