Quantcast
Automóveis

Carros híbridos vs Carros elétricos: As suas diferenças

Carros híbridos e carros elétricos

Com o passar dos anos, boa parte da população tem cada vez mais se preocupado com o meio-ambiente, principalmente em evitar a queima de combustíveis fósseis, a poluição atmosférica, o aquecimento global, entre outros impactos ambientais. E um dos fatores que mais contribui para a poluição atmosférica é o uso de carros. 

Contudo, nos últimos nove meses do ano de 2022 o número de automóveis elétricos adquiridos cresceu cerca de 55,5%, relativamente aos mesmos meses do ano anterior. E dentro da gama dos carros elétricos, separamos essa área em dois grupos, no qual designamos por carros elétricos e carros híbridos.

No artigo abaixo, veja as diferenças entre estes dois modelos de veículos. 

1- Carros híbridos

Os carros híbridos têm dois motores diferentes, que designam-se por motor elétrico e motor de combustão, os dois motores são a combinação ideal para quem realiza viagens de grande percurso. 

O motor elétrico ajuda no aumento da potência do veículo, diminuindo assim a emissão dos gases poluentes (CO2) e os consumos diários. Com o automóvel híbrido não necessita de parar durante uma longa viagem para recarregar as baterias do veículo, pois o mesmo consegue percorrer cerca de 800 quilómetros com apenas um depósito de combustível (isto varia de acordo com o fabricante do carro). 

Nesta gama de automóvel podes encontrar vários tipos de modelos, como por exemplo os modelos familiares, os modelos Citadinos, os modelos utilitários e os novos modelos SUV.

2- Carros elétricos

Já os carros elétricos são 100% movidos apenas por energia elétrica, não produzindo assim emissão de gases poluentes (CO2). Nestes veículos temos a vantagem de os mesmos não produzirem nenhum tipo de ruído por parte do motor, obtendo uma aceleração mais rápida do que um automóvel com um motor a combustão.

Além de terem os custos mais baixos do que um veículo movido a gasolina/gasóleo, os automóveis elétricos não requerem muita manutenção, pois como não existem “partes móveis” dentro do veículo não necessita de se preocupar em mudar as correias, os filtros, entre outros. Uma vantagem muito grande dos carros elétricos, é que os Impostos Únicos de Circulação (IUC) são bastantes baixos, ficando isento também dos Impostos Sobre Veículos (ISV). 

Para conseguir carregar o seu veículo em um posto de carregamento público, necessita de solicitar um cartão de mobilidade à sua entidade de distribuição de energia ou solicitar o seu cartão de mobilidade nas entidades indicadas abaixo: 

Uma nota muito importante sobre a bateria – que condiz diretamente com a autonomia –  dos carros elétricos, é que não deve ser carregada ou recarregada de forma rápida, mas sim o tempo indicado pelo seu fornecedor, deve também ter muita atenção às elevadas temperaturas que o seu veículo está exposto.

Já sabes qual automóvel adquirir? 

 

Related posts
AutomóveisEventos

Carro do ano 2024: os finalistas

AutomóveisDicasManutenção

Como poupar na manutenção do carro?

AutomóveisManutenção

Avarias graves: o que fazer para evitar?

AutomóveisDicasManutenção

Carro parado? Vê quais os cuidados a ter