Quantcast
AutomóveisManutenção

Checklist de Viagem: o que verificar no carro antes de viajar

CheckList de viagem

Normalmente, o período de férias de verão implica viagens de carro longas. Como tal, deves tomar alguns cuidados antes de pegares no automóvel. Dá uma vista de olhos na nossa checklist de viagem para não te esqueceres de nada!

Dá uma vista de olhos nos pneus

Em primeiro lugar, antes de começares qualquer tipo de viagem, deves dar uma vista de olhos nos pneus do automóvel. Verifica a pressão dos pneus a frio, de forma a que o calor não afete a leitura. A profundidade da banda de rolamento deve ser superior a 1,6 mm. 

Limpa os limpa-vidros

Se reparares que os limpa-para-brisas deslizam mal, fazem muito ruído ou movimentos estranhos, está na altura de os limpar, bastando, a maior parte das vezes, passar com um pano.

Verifica o para-brisas

Este passo da nossa checklist de viagem é bastante simples. Basta verificares se o para-brisas do teu carro não apresenta qualquer tipo de dano significativo. Caso “apanhes” uma fissura profunda, desloca-te à oficina mais próxima antes da tua trip!

Tem em atenção as luzes!

Antes de pegares no carro e acelerares para férias, tem em atenção as luzes do automóvel. Luzes traseiras, de cruzamento, faróis principais, etc., são todas essenciais para uma condução segura, dado que permitem ver e ser visto.

Faz um check ao radiador e aos níveis de líquido do carro

Uma das principais razões para o sobreaquecimento dos motores nos dias mais quentes tende a ser o radiador ou fuga de líquidos. Se vires um líquido verde, laranja ou amarelo a sair do veículo, quer dizer que ocorreu uma fuga de líquido de refrigeração.

Por falar em líquidos, deves também ter em atenção a quantidade de óleo, refrigerante, para o ar condicionado, e lava vidros, bem como de líquido de direção assistida e de transmissão.

Vê dos travões!

Como todos sabemos, os travões são o elemento do teu automóvel mais importante para uma condução eficaz e segura. Se sentires que a distância de travagem é maior do que o normal, deves dirigir-te o mais rapidamente possível a uma oficina.

Verifica o equipamento de emergência

Pneus sobressalentes, kit de primeiros socorros, entre outras ferramentas, devem estar em bom estado e, acima de tudo, presentes na viatura.

Dá uma vista de olhos na bateria

Se o arranque do teu carro ficou lento ou difícil, se o equipamento elétrico do automóvel não estiver a funcionar corretamente ou se sentires odores estranhos dentro da viatura, está na altura de veres da bateria!

Mesmo que nenhum destes “sintomas” se verifique, deves sempre dar uma vista de olhos ao estado da tua bateria antes de partires para uma viagem longa.

Por último, atenção aos documentos!

Talvez a dica mais importante da nossa checklist de viagem: verificar se todos os documentos estão em ordem e presentes no automóvel na altura de arrancar! 

Documento Único Automóvel, certificado do seguro do veículo, Ficha de Inspeção Periódica, carta de condução e documento de identificação devem encontrar-se todos à mão em caso de paragem.

Posts relacionados
AutomóveisCódigo da EstradaDicasManutenção

Cuidados a ter com a chegada das primeiras chuvas

AutomóveisDicasManutenção

Como e quando mudar o óleo do motor do carro?

AutomóveisCódigo da EstradaDicas

Circular perto das escolas: cuidados a ter

AutomóveisDicasManutenção

Carro na reserva: afinal, faz mal ou não?