Quantcast
AutomóveisDicasManutenção

Pneus do carro : 5 cuidados a ter em conta

Pneus do carro

Os pneus do carro são o ponto de contacto entre o automóvel e o solo, e para garantir o seu bom funcionamento, é preciso ter em conta alguns cuidados. Para além de ser necessário uma manutenção periódica dos pneus, é igualmente necessário ter em atenção algumas dicas.

Temos 5 dicas para ajudar a prolongar a vida dos pneus do carro, e assim prevenir-te de algum incidente que possa acontecer ou até mesmo para poupares a tua carteira de algum gasto enorme.

1. Verifica regularmente a pressão dos pneus
Esta é uma dica fundamental, pois desta forma vai evitar um desgaste prematuro dos pneus, como também vai evitar que haja algum descontrolo do carro em andamento e ainda podes poupar combustível com esta manutenção, que deverá ser feita pelo menos uma vez por mês ou mesmo antes de fazeres uma viagem grande.
Qual foi a última vez que verificaste a pressão dos pneus? Põe um lembrete e não deixes passar mais tempo.

2. Troca as válvulas dos pneus do carro
Antes as válvulas que os pneus (sai mais barato)! Uma das formas de evitar comprar pneus novos antes do fim da vida útil deles, é fazer a troca das válvulas, pois são elas que garantem a manutenção da pressão correta do ar do interior do pneu.

3. Estado dos pneus
Sabes quando deves trocar os pneus? Mais tarde ou mais cedo, os pneus acabam por sofrer desgaste e é necessário trocá-los. Por norma, o tempo de vida útil dos pneus ronda os 5 anos, no entanto o tipo de condução, de piso e outros fatores externos podem ser determinantes para que dure mais ou menos.

4. Verifica o alinhamento da direção
Não parece ser muito importante, mas vais ver que pode fazer toda a diferença. Podemos não nos dar conta, mas o facto de subirmos os passeios ou passar por cima de buracos, leva a uma alteração do alinhamento da direção. Se deres conta de que o volante está a desviar-se para um dos lados, é altura de fazer uma visita à oficina!

5. Uma boa condução
Esta era fácil! Certamente os pneus do carro vão durar mais tempo se tiveres uma boa condução. Para isso podes começar por evitar arranques rápidos, travagens mais bruscas e evitar estradas em mau estado. E mais importante ainda: Se algo não está a funcionar corretamente no teu carro ou caso oiças algum ruído, não ignores e vai até à oficina!


Related posts
AutomóveisDicas

Como deixar o carro perfumado e a cheirar como novo!

AutomóveisDicas

O impacto do ar condicionado no gasto de combustível

AutomóveisDicas

Dicas para realizar uma limpeza eficiente nos estofos do carro

AutomóveisLegislação

Documento Único Automóvel: Como pedir?