Com os dias a ficarem mais quentes à medida que entramos em março, pode ser a altura certa para começar a planear umas escapadinhas de primavera. Descobre 4 destinos ideais para descansar durante a estação mais florida e colorida do ano.
A primavera é a altura perfeita para estar junto ao mar antigo, e nós temos razões para isso. Primeiro, na primavera está o clima perfeito para fazer turismo, uma vez que não está nem demasiado frio nem demasiado quente.
Depois, os irritantes grupos de turistas ainda não chegaram e as praias estão muito mais calmas. Isto porque as multidões de turistas só chegam às regiões turísticas do mediterrâneo entre julho e agosto. Por fim, é muito mais fácil encontrar hotéis e voos com preços mais baixos.
Em suma, nas escapadinhas de primavera não só podes contar com menos multidões como, sobretudo, com preços mais acessíveis.
Se estás à procura de inspiração, o Travel off Path escolheu quatro destinos baratos que são ideais para uma escapadela de fim de semana na primavera. Vem conhecê-los!
Antalya, Turquia
Antalya é um destino cativante que combina história, cultura e beleza natural. Localizada na costa sul da Turquia, Antalya é uma cidade costeira que encanta os visitantes com as suas praias de areia dourada e clima ameno.
Nesta cidade coexistem marcos históricos greco-romanos que datam de há pelo menos dois milénios e arranha-céus distribuídos ao longo de um moderno passeio marítimo.
No entanto, a Turquia tem uma maioria muçulmana e, em certas cidades, as mulheres podem ser renegadas por não se cobrirem. Tal não é o caso da Antalya. Nesta cidade, as atitudes sociais são muito mais descontraídas — as mulheres podem usar calções na rua, deixar o cabelo solto e até aproveitar as longas horas de sol sem preocupações.
Passeia pelas ruas pitorescas do centro histórico, explora os antigos locais arqueológicos e delicia-te com a deliciosa gastronomia local. Por exemplo, visita a Porta de Adriano do século I, o antigo teatro intacto de Aspendos e o Templo de Apolo, virado para o Mediterrâneo.
Com uma variedade de opções de alojamento acessíveis e uma atmosfera acolhedora, Antalya é o destino ideal para uma escapadela de primavera.
Chipre
No meio do Mediterrâneo encontra-se Chipre, uma ilha de tesouros escondidos. Conhecida pelas suas praias de areia branca, semelhantes às Maldivas, em especial Protaras e Ayia Napa, e pela combinação única das culturas grega e turca.
Se pretendes viajar para a ilha pode ser bom visitá-la quando está menos cheia e passar os dias a um ritmo mais calmo. Neste sentido, uma escapadinha de primavera pode ser a melhor opção para viagem em família ao Chipre. Esta pequena nação insular desfruta de primaveras amenas, com águas bem quentes.
Mais, nesta estação a paisagem da ilha fica verdadeiramente espetacular — a ilha fica repleta de flores silvestres e orquídeas. Podes percorrer um trilho pedestre e contemplar a fauna e flora, bem como os vestígios da cultura grega e turca da ilha (como as famosas ruínas antigas de Paphos).
Além disso, os preços acessíveis tornam Chipre numa opção atraente para uma escapadela de primavera sem gastar muito.
Corfu, Grécia
Quando falamos em escapadinhas ao mediterrâneo, todos pensamos nos destinos gregos, e nas suas praias de água cristalina e na exuberante natureza das suas ilhas. Corfu é uma das ilhas das mais bonitas e menos conhecidas da Grécia. Combina reservas verdejantes, castelos medievais e praias com águas cristalinas.
Por ser um destino menos conhecido, é perfeito para aquela escapadinha em que apenas queres descansar e desfrutar das várias praias deslumbrantes da ilha, sem as chatices das multidões de turistas.
Podes escolher entre a praia de Ai Gordis, com um belo ambiente natural, a praia de Glyfada, com a sua paisagem única de oliveiras e pinheiros, ou a praia de Sidari, que oferece vistas do topo de falésias.
Mais, nas escapadinhas de primavera, esta joia do mediterrâneo ganha outro encanto, com uma explosão de aroma e cores, perfeito para os amantes da natureza.
Quanto à cultura, destaca-se a única cidade da ilha, que partilha o seu nome. Situada numa bacia entre duas enormes fortalezas venezianas, combina o melhor das várias culturas das diferentes vagas de invasores que se abateram sobre as costas desta ilha.
Devido à grande influência veneziana, a paisagem urbana desta cidade é predominantemente de cor pastel, em oposição aos clássicos edifícios brancos das ilhas gregas. Lá podes desfrutar de longos passeios, descobrir os sabores autênticos da cozinha grega e mergulhar na sua rica história, visitando o Mosteiro de Paleokastritsa, o Palácio de São Miguel e São Jorge.
Apesar da Grécia não ser, de todo, um destino económico, Corfu é definitivamente mais barata do que outras ilhas helénicas repletas de turistas.
Albânia
Albânia é um destino ainda por descobrir que promete surpreender e encantar até aos turistas mais exigentes. Com praias intocadas, montanhas imponentes e uma rica herança cultural, este país dos Balcãs oferece uma experiência autêntica e memorável para umas escapadinhas de primavera.
Com uma mistura única de tradição e modernidade, podes explorar aldeias medievais como Berat e Gjirokaster, as ruínas antigas de Butrinto, as majestosas montanhas albanesas, assim como as pacíficas cidades de Ksamil e Dhermi, para não falar das deslumbrantes praias mediterrânicas que as rodeiam.
Durante a primavera, esta região acolhe os turistas com um clima ameno e ensolarado, ideal para explorar todas estas maravilhas que a Albânia tem para oferecer.
Além disso, como a Albânia foi um país mais fechado ao turismo durante grande parte do século passado, a costa do país encontra-se em grande parte intocada.
Desta maneira, devido à menor procura, sobretudo na época baixa, e como ainda não aderiu ao euro, a Albânia pode ser uma grande opção para os viajantes com orçamentos mais apertados.