Quantcast
FinançasFinanças Pessoais

Comparar preços: 10 ferramentas úteis para poupar

Comparar preços : 5 ferramentas úteis para poupar

No cenário atual de crescente inflação, onde os preços oscilam significativamente, comparar preços tornou-se uma prática essencial para os consumidores. Dos supermercados à gasolina, descobre onde comparar preços online e conseguir uma maior poupança no teu dia a dia.

Atualmente, tanto pelo aumento dos preços dos produtos, como pelas constantes promoções e descontos das grandes retalhistas, é comum encontrar preços diferentes em diferentes lojas. Além disso, os grandes retalhistas adotam várias estratégias, quer sejam promoções, saldos e liquidações, para fazer-te acreditar que têm ofertas mais vantajosas do que realmente têm. 

No entanto, muitos de nós cometemos o erro de não comparar preços antes de fazer uma compra. Este erro pode levar-te a gastar mais dinheiro do que o necessário, o que pode ser prejudicial para o teu orçamento mensal. 

Quer estejas a comprar um novo aparelho, a atualizar o teu guarda-roupa ou a abastecer a tua despensa, comparar preços é uma estratégia inteligente para poupar dinheiro. Embora estas poupanças possam parecer insignificantes à primeira vista, os poucos cêntimos que poupas em cada compra podem somar-se e fazer uma grande diferença a longo prazo.

Antigamente, esta tarefa de comparar preços não só requeria boa memória, como várias visitas às diferentes lojas e estabelecimentos. Felizmente, nos dias que correm já não é necessário tanto esforço — existem várias ferramentas online para facilitar a tarefa de comparar os preços.

Comparadores de preços

Os comparadores de preços são plataformas que reúnem informações sobre produtos de diferentes lojas. Ao pesquisar um produto, esses sites apresentam uma lista com os preços praticados em várias lojas, permitindo que identifiques onde o produto está mais barato. 

Porque é util comp? 

  • Economizam tempo e dinheiro: através dos comparadores de preço, encontras as melhores ofertas sem a necessidade de visitar várias lojas físicas ou online;
  • Ajudam a tomar decisões informadas: quando tens acesso a informações detalhadas sobre os produtos, incluindo preços, especificações e avaliações de clientes, consegues tomar melhores decisões de compra;
  • Promovem a concorrência: a utilização de comparadores de preços ajuda a promover um mercado mais competitivo, incentivando os fornecedores a oferecer preços mais acessíveis e serviços melhores.

Vamos conhecer algumas opções:

KuantoKusta

O KuantoKusta é provavelmente o comparador mais conhecido em Portugal. Ele permite comparar preços de todos os tipos de produtos, desde eletrónicos até alimentos, que estejam à venda em mais de 1000 lojas, tanto online como físicas. 

Além disso, possui uma secção específica para comparar os preços entre diferentes supermercados — o Kabaz — perfeito para as tuas compras diárias. Nesta podes, ainda, criar uma lista de desejos e ativar alertas de preço para os teus produtos favoritos.

Comparador de preços da DECO

A DECO, associação que defende os direitos do consumidor, oferece um comparador de preços online. Esta ferramenta regista a evolução dos preços dos produtos nas lojas online, e assim ao consumidor fugir das promoções falsas, especialmente na black friday ou cyber monday.

Assim, podes pesquisar por loja, produto ou até mesmo colar o URL do produto que estás a considerar comprar. O comparador da DECO informa-te se estás a fazer uma boa escolha ou não, com base no histórico de preços dos últimos 21 dias. 

O resultado devolvido é um semáforo com três cores e significados diferentes: verde, caso se trate de um bom negócio face ao histórico de preços do produto na loja pesquisada; amarelo, para produtos cujos preços atuais exibam pouca diferença em relação aos 21 dias precedentes; vermelho, quando a compra é desaconselhada porque o preço do produto já esteve mais baixo.

Shopmania

A Shopmania é um portal de compras que conecta compradores a lojas online e também funciona como um comparador de preços. 

A plataforma é simples e fácil de usar, permitindo que compares preços praticados por todas as lojas para cada produto. Além disso, podes acessar o histórico de variações de preço nas últimas semanas ou meses e ativar alertas de preços.

Antes de navegar pelo site, escolhe o país para o qual deseja comparar os preços (por padrão, assume Portugal). 

Super Save

É uma aplicação que ajuda a comparar preços dos vários supermercados, como o Pingo Doce, Continente, Minipreço, Intermarché, Auchan e Mercadona.

Simples e intuitiva, Super Save é a aplicação perfeita para te ajudar a poupar nas idas ao supermercado. Ela pesquisa e recolhe as bases de dados dos supermercados, e apresenta-te os preços dos produtos nos diferentes supermercados.

Prices Crawler

Semelhante à Super Save, também apresenta o preço atual dos produtos em vários dos principais supermercados. Assim, ajuda-te a fazer escolhas mais informadas nas tuas idas ao supermercado.

Prices Crawler está disponível para Android e contém as bases de dados de vários supermercados, como o Auchan, Pingo Doce, Continente, Minipreço ou El Corte Inglés.

Embora a interface não seja a mais bonita, é bastante intuitivo e fácil de usar — basta escrever na barra de pesquisa o produto pretendido e escolher o produto que procuras. De seguida, além de saber o preço atual, também podes ter acesso a um gráfico do historial de preço do produto.

Zwame

Entramos agora nos sites especializados. O Zwame é focado nas tecnologias e abrange todo o tipo de produtos eletrónicos. Não só permite a comparação de preços, como exibe o histórico de preços de cada artigo e sugere produtos relacionados com o pesquisado.

Como aborda produtos altamente específicos, requer, por um lado, um certo conhecimento técnico para saber o que procurar, mas, por outro, é útil aos compradores de nicho, mais exigentes, que não estão propriamente à procura de um produto de massas.

Mais Gasolina

Como o nome indica, Mais Gasolina é um site dedicado aos combustíveis, que permite comparar os preços da gasolina, gasóleo ou GPL. Conta com uma atualização regular dos preços, devido à colaboração com consumidores, revendedores e colaboradores de postos de abastecimento.

Neste site, é possível saber a localização dos postos de abastecimento e os preços praticados em cada um. Além disso, em caso de viagem, basta indicar o ponto de partida e de chegada, o combustível, o consumo médio da viatura e quanto pretendes abastecer. Por fim, a aplicação diz-te qual o posto mais barato e quanto é que podes poupar.

Simulador de preços de energia da ERSE

Com o simulador de preços da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), pode comparar os preços dos seguintes serviços: eletricidade; gás natural; ou ambas (eletricidade + gás natural). 

Além disso, podes fazer simulações de custos para fazer a escolha mais adequada tendo em conta o teu perfil de consumo. Por exemplo, podes fazer uma simulação rápida em que pode escolher um de três casos que melhor correspondem à sua situação, ou uma simulação personalizada a partir dos dados da tua fatura atual.

Selectra 

Outro comparador de produtos energéticos: o Selectra diz-te se estás a pagar um bom preço pela eletricidade e/ou gás natural. 

Embora Portugal não disponha atualmente de muitos prestadores nestas áreas, a liberalização do mercado trará mais e melhores serviços. Esta ferramenta tornar-se-á, sem dúvida, uma poderosa forma de simplificar o ato de comparação.

Com.escolha

A ANACOM criou um comparador para o setor das comunicações. Chama-se COM.escolha e permite a consulta dos tarifários dos operadores para o serviços de televisão, internet, e ainda, telefone.

Possui informação atualizada — cada vez que os operadores lançam um novo tarifário ou alteram um já existente — e permite fazer simulações para verificar qual o tarifário que melhor se adequa às tuas necessidades.

Related posts
FinançasNacional

Deduções Fiscais 2024: quais os valores máximos?

FinançasNacional

Consignação do IRS: Entidades 2024

FinançasFinanças PessoaisNacional

IRS Automático: quem está abrangido e como usar?

FinançasFinanças PessoaisNacional

Reforma por invalidez: tudo o que precisas de saber