Quantcast
FinançasFinanças PessoaisNacional

Dicas para poupar nas compras de supermercado

poupar nas compras

Num paradigma de inflação especulatória que transformam os alimentos em produtos de luxo, poupar nas compras do supermercado não é fácil.

Depois de várias condenações por cartelização de preços, anúncios de lucros históricos e tentativas de passar o ónus do aumento dos preços para os produtores e transportadores, os grandes grupos de distribuição nacionais enfrentam uma grande pressão social para baixarem os preços dos seus produtos, mas, para já, sem grandes efeitos.

Face a esta situação, agravada pela perda do poder de compra devido aos aumentos salariais abaixo da inflação, poupar quando se vai ao supermercado afigura-se uma tarefa tão difícil como ganhar o Euromilhões.

Contudo, ajudar é o nosso lema e é com isso em mente que elaboramos uma lista de 5 dicas para poupar nas compras de supermercado. Tome nota:

1 – Comparar preços

Antes de sair de casa para fazer as suas compras de supermercado, procure comparar os preços praticados nas diferentes superfícies comerciais na sua área de residência. De forma a ajudá-lo nesta tarefa, a DECO (Associação de Defesa do Consumidor) coloca à sua disposição um simulador online que lhe permite procurar o supermercado mais barato na sua zona.

Para utilizar este simulador deve indicar o distrito, concelho e o tipo de cabaz que lhe interessa (completo ou personalizado – congelados, mercearia, limpeza da casa, fruta ou legumes).

2 – Fazer uma lista de compras

Verifique o frigorífico e a despensa e, com base nos produtos em falta, elabore uma lista de compras. Para além de permitir que não compre coisas em duplicado, a lista serve para que não se esqueça de nada e diminua as suas idas ao supermercado e para que não se desvie dos produtos de que realmente necessita.

A tudo isto, a organização das compras através de uma lista servirá ainda para que perceba quais os hábitos alimentares da sua família e quais os produtos que não são consumidos com regularidade.

3 – Escolher o momento certo para fazer as suas compras

Aproveite os dias de descontos e promoções para poupar nas compras de supermercado. Através dos folhetos que os supermercados colocam à sua disposição semanalmente, pode perceber qual a promoção que interessa aproveitar, mas sempre em função da necessidade por esse produto.

Seja qual for o dia que escolhe para fazer compras, nunca as faça com fome, pois isto levá-lo-á a comprar por impulso.

4 – Confirme os preços na prateleira e na caixa

Face às inúmeras queixas, a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) entrou em cena e começou a fiscalizar os supermercados e o que encontrou é, no mínimo, preocupante: vários supermercados adulteravam as balanças e praticavam um preço diferente daquele que estava na prateleira no mesmo produto.

Face a esta prática criminosa, o nosso conselho é para que confirme sempre o preço do produto na prateleira e na caixa, bem como as balanças (obrigatórias na secção de frutas e legumes avulso). Caso note diferenças, chame imediatamente a policia e apresente queixa.

5 – Vá diretamente ao produtor e/ou mercado

Os preços no produtor e/ou no mercado local/minimercados são muito mais baixos do aqueles que se praticam nas grandes superfícies. Por exemplo, na semana de 13 a 18 de março, enquanto a alface frisada se encontrava, em média, a quase 3 euros numa qualquer grande superfície, no produtor, o mesmo produto, encontrava-se a 0,78 cêntimos o quilo.

Related posts
Finanças

Rendimento Social de Inserção: tudo o que precisas de saber

FinançasFinanças Pessoais

Dicas para poupar nas próximas férias

FinançasSubsídios

Subsídio para assistência a neto: como pedir?

FinançasFinanças Pessoais

Penhora de vencimentos: o que é e quais os limites?