Quantcast
FinançasFinanças PessoaisNacional

Está na Lista Negra do Banco de Portugal? Saiba o que fazer!

Lista Negra

A primeira coisa que um banco ou instituição de crédito analisa quando o cliente se dirige às suas instalações para pedir um financiamento, é o seu cadastro de créditos junto do Banco de Portugal. 

Este é um dos instrumentos que os bancos mais utilizam para analisar o seu historial de créditos e respetiva avaliação de risco de forma a ponderarem a aprovação de um novo crédito e precaverem-se em relação a possíveis futuros incumprimentos da parte do cliente, por isso, se quiser saber se o nome está na Lista Negra do Banco de Portugal, a primeira coisa a fazer é consultar o cadastro junta daquela entidade. 

Como consultar o cadastro no Banco de Portugal?

Para consultar o cadastro no Banco de Portugal siga os seguintes passos:

Passo 1: Aceda à página da CRC, no site do Banco de Portugal;

Passo 2: Selecione o período temporal desejado;

Passo 3: Aceite os termos de acesso e carregue em “autenticar e obter mapa”;

Passo 4: Na nova página, faça a autenticação com o cartão de cidadão (o que requer leitor de cartões, software adequado e pin de autenticação) ou com o número de contribuinte e senha de acesso ao Portal das Finanças;

O sistema gera um documento PDF, que é descarregado automaticamente para o seu computador.

Neste documento vai poder conhecer ao pormenor a sua situação de créditos, os produtos contratados, os prazos, os montantes, os cartões de crédito que possui ou as eventuais garantias associadas, etc. Mesmo que tenha um cartão de crédito que não utiliza, este vai aparecer no seu mapa de responsabilidades.

Se, infelizmente, constar desta lista tão indesejada e quiser limpar o seu nome, eis o que precisa de fazer:

Como limpar o seu nome da Lista Negra do Banco de Portugal?

Através da Central de Responsabilidade de Crédito, que contém informação de natureza positiva e negativa, isto porque todas as responsabilidades de crédito acima de 50 euros, contraídas no sistema financeiro, são comunicadas, independentemente de se encontrarem em situação regular ou em incumprimento, o Banco de Portugal pode aceder a esta informação para saber várias coisas sobre o caso em questão: a natureza do crédito, os prazos, os montantes, as garantias que existem e, claro, se o mesmo está ou não em incumprimento.

Quando existe incumprimento e o seu nome cai na lista negra, tem três formas de o limpar:

1) Pagamento da dívida

Se proceder ao pagamento das dívidas que tem, o seu nome deixará de estar mal referenciado no Banco de Portugal, uma vez que, após o pagamento, a entidade perante a qual está em dívida passa a informação ao Banco de Portugal e este trata de atualizar a situação. E a sua ficha fica limpa de novo.

2) Renegociação

Se não tiver como saldar a dívida imediatamente e na íntegra, pode sempre tentar acordar com a instituição credora um plano de pagamentos que lhe permita fazer face ao valor em dívida.

Se optar por esta via, no Banco de Portugal o empréstimo aparecerá então como crédito renegociado.

3) Pedido de insolvência

Apesar de ser o caminho mais duro, pedir insolvência é, não raras vezes, a única forma de limpar o seu nome junto do Banco de Portugal.

Entre outras coisas, se pedir insolvência, vai passar a constar na base de dados de risco de crédito do Banco de Portugal e, durante um período de cinco anos, o Registo Civil passa a ter essa informação.

Subscreva para receber o mais recente conteúdo sobre finanças e campanhas especiais.

Related posts
Finanças

Rendimento Social de Inserção: tudo o que precisas de saber

FinançasFinanças Pessoais

Dicas para poupar nas próximas férias

FinançasSubsídios

Subsídio para assistência a neto: como pedir?

FinançasFinanças Pessoais

Penhora de vencimentos: o que é e quais os limites?