Quantcast
CarreiraDicasFormação & Carreira

6 dicas para gerir uma equipa de sucesso

gerir uma equipa

O bom funcionamento de uma empresa parte também quando há uma boa relação com a equipa de trabalho, e isso parte acima de tudo, do responsável por gerir uma equipa.

A gestão de equipa é um dos pilares mais importantes e pode ser crucial para o funcionamento e sucesso da empresa. É necessário saber geri-la e orientá-la para conseguir obter melhores resultados no trabalho. Nem sempre é fácil e nem todos têm a capacidade de saber gerir, mas há inúmeras ferramentas que podemos usar para fazer este trabalho. 

O que é a gestão de equipas?

Antes de tudo, há uma pessoa responsável e que assume esse papel, um gestor ou gestora ou ainda um líder de equipa. Esta figura tem a responsabilidade de comunicar permanentemente com os seus membros da equipa, apoiar o grupo e estar a par dos procedimentos diários.

Um bom gestor de equipa deve ser capaz de liderar, motivar, inspirar, apoiar e acreditar no potencial da equipa. 

Como gerir uma equipa?

#1. Sê um exemplo

É crucial que toda a equipa veja o seu líder como uma inspiração. Que admire as suas atitudes e que ‘’vista a camisola’’. A motivação que o gestor de equipa passa para os outros elementos, é fundamental para a equipa ser unida e trabalhar com o objetivo de aprender mais.

#2. Saber mais sobre cada membro da equipa

Gerir uma equipa nem sempre é fácil. É por isso que é tão importante tirar algum tempo para conhecer um bocadinho mais os elementos da equipa, saber quais são as suas competências, quais as maiores valências, quais os métodos de trabalho e conhecer melhor a personalidade de cada um. Isto vai facilitar bastante na hora de delegar tarefas. 

#3. Acima de tudo, incentivar o respeito uns pelos outros

Para que uma equipa trabalhe para o sucesso, é imprescindível que todos os membros se respeitem. É perfeitamente normal que num grupo de várias pessoas possam surgir divergências, opiniões ou atitudes que não agradem a todos, e é necessário saber resolvê-los da melhor forma. 

#4. Gerir conflitos entre a equipa

Para garantir que o ponto #3. corra da melhor forma, é fundamental que o líder e gestor da equipa consiga promover soluções em prol de toda a equipa, mantendo a motivação e a estrutura de todos os membros.

#5. Promover uma boa comunicação entre todos

Um bom porto de partida para uma boa comunicação entre todos, é uma partilha de ideias, opiniões e experiências. Uma comunicação clara e objetiva dentro da equipa é meio caminho andado para alcançar uma boa relação entre todos.

#6. Dar e aceitar o feedback

Manter os elementos do grupo motivados é um dos grandes desafios de qualquer equipa. O feedback é imprescindível para que a equipa continue a trabalhar e a melhorar de dia para dia.  

A Autoridade para as Condições do Trabalho(ACT) tem por missão a promoção da melhoria das condições de trabalho, através do controlo do cumprimento das normas em matéria laboral, no âmbito das relações laborais privadas, bem como a promoção de políticas de prevenção de riscos profissionais.

Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Direito a férias dos trabalhadores independentes

CarreiraFormação & Carreira

O que significa ser trabalhador designado?

DicasFormação & Carreira

Como criar um CV impactante: dicas para te destacares

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Queres tirar uma licença sem vencimento? Sabe como fazê-lo!