Quantcast
CarreiraDicasFormação & CarreiraTecnologia

Carreira Tech: dicas para iniciar esta jornada

carreira tech

Queres iniciar a tua carreira tech?
Nos dias de hoje, vivemos numa era de avanços tecnológicos rápidos e contínuos, com um impacto enorme em vários aspetos do nosso quotidiano. A evolução da tecnologia tem sido uma constante na nossa vida: chegou para conectar, aproximar e facilitar o dia a dia das pessoas, e não só.

O avanço tecnológico tem sido notável, e podemos observar as transformações que têm ocorrido em vários setores, como a comunicação, a saúde, os transportes, mas também com grande destaque no mercado de trabalho, com um forte crescimento nos últimos anos, aumentando o número de opções de carreira disponíveis.

Ainda que seja uma área dominada essencialmente por homens, já são muitas as mulheres que assumem a liderança nesta área de tecnologia. É, sem dúvida, uma área cada vez mais atrativa: os salários são altamente competitivos, é um sector que abre inúmeras portas a outras funções e ainda uma área extremamente motivadora, uma vez que está em constante progresso e evolução. Parece-te bem?

Não é uma área particularmente fácil, mas o futuro é certamente risonho. Se estás à procura da motivação certa para iniciares a tua carreira tech, fica a par das dicas que temos para ti. 

#1. Define metas e objetivos

A área da tecnologia é vasta e possui várias vertentes. Escolhe o que queres seguir, faz uma pesquisa sobre as diferentes opções e define as tuas metas e objetivos profissionais. 

#2. Cursos e formações

Investe no teu futuro e adquire habilidades técnicas através de cursos, pós -graduações, bootcamps e workshops. A sabedoria não ocupa lugar e nesta área é muito importante não parares de aprender e ter gosto por adquirir novos conhecimentos. Aposta em cursos e formações, pois os profissionais de IT precisam de constantemente fazer upskills de forma a acompanhar o dinamismo da área e tornarem-se bons profissionais.

#3. Candidata-te a estágios

A grande maioria das empresas é composta por um departamento de IT. Faz uma pesquisa e candidata-te a estágios, contacta departamentos e startups para ganhares experiência na área e dar início a outra ferramenta extremamente importante na área de trabalho: rede de contactos. 

#4. Rede de contactos

Uma das melhores maneiras de entrar na área de tecnologia é através de contatos e networking. O LinkedIn é a melhor ferramenta para isso!

#5. Participa em eventos e feiras


É uma grande oportunidade para começares a contactar diretamente com pessoas do sector e com potenciais empregadores. Dá-te a conhecer, apresenta-te e absorve o máximo de informação importante

#6. Cria um bom portfólio


O portfólio é uma ferramenta bastante útil para o mercado de trabalho. Reúne as tuas habilidades e conhecimentos no portfólio e cria projetos próprios ou participa em projetos. Desta forma não só vais estar a aprimorar os teus conhecimentos, como também a ganhar experiência profissional.

Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Direito a férias dos trabalhadores independentes

CarreiraFormação & Carreira

O que significa ser trabalhador designado?

DicasFormação & Carreira

Como criar um CV impactante: dicas para te destacares

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Queres tirar uma licença sem vencimento? Sabe como fazê-lo!