Quantcast
CarreiraFormação & Carreira

Aumento salarial: saiba como pedir!

Aumento salarial

Considera que o seu desempenho no trabalho é acima da média? Pedir um aumento salarial pode ser uma forma de ultrapassar, de forma mais tranquila, a inflação.

Fazer com que repensem o valor do seu salário não tem de ser assustador. Se acha que merece e que a empresa se encontra numa posição favorável, experimente pedir um aumento. Pode fazê-lo sem prejudicar a imagem que têm de si na empresa, desde que o faça da forma certa. Preparamos algumas dicas para o ajudar a preparar-se e evitar o desconforto.

Antes de fazer o pedido

Antes de conversar com o seu empregador, faça uma reflexão em relação ao seu percurso como trabalhador. Considera que têm cumprido os objetivos propostos? Investiu no seu crescimento dentro da empresa? Que valor acha que seria justo oferecerem-lhe pelo seu trabalho? Faça uma autoavaliação rigorosa e honesta.

Não se esqueça de fazer alguma pesquisa de mercado. Procure saber, na sua área de trabalho, qual é o valor médio que cada empresa oferece aos seus colaboradores. Faça uma comparação entre essa média e o seu salário.

Estude e prepare os seus argumentos antecipadamente.

Dicas para apresentar uma proposta de aumento salarial infalível

  • Apresente um relatório detalhado

É essencial que apresente dados concretos. Esteve à frente de algum projeto? Desenvolveu melhorias no seu trabalho? Assumiu funções diferentes? Sempre que tiver números que comprovem o seu contributo inclua-os na sua proposta. Aproveite para referir dificuldades que ajudou a ultrapassar e apresente ainda o feedback dos seu colegas.

  • Mostre que o salário já não é adequado às suas competências

Argumente que, perante o seu desenvolvimento e formação como trabalhador, que o seu salário se encontra desatualizado.  Expresse a sua motivação em continuar a desenvolver as suas competências e trabalhar no sentido da melhoria continua, após o reconhecimento que procura através do aumento do salário.

  • Seja razoável e assertivo

Tenha cuidado com a forma como expõe o pedido. Apresente o seu caso de forma cordial, mas assertiva. Procure apresentar uma proposta razoável. Reconheça as suas capacidades, sem se mostrar demasiado presunçoso. Tenha cuidado porque apresentar uma proposta de aumento desadequada pode prejudicar a sua relação com a entidade empregadora.

  • Mostre que está aberto a negociações

Sempre que for possível, mostre a sua flexibilidade e abertura a negociações. Se não conseguir o tão desejado aumento pode ser que consiga outras regalias. Pense em alguns benefícios que procura caso o aumento de salário seja negado.

Apresentar o seu pedido como um ultimato é desaconselhado.

  • Não faça comparações com outros colegas

Não mencione aumentos de salários de outros colaboradores. Centre-se apenas no seu próprio valor como trabalhador e fuja a comparações que podem ser mal interpretadas.

  • Escolha o momento adequado

Peça para conversar com o seu chefe num momento adequado. Se a sua empresa está a passar por alguma dificuldade financeira este talvez não seja o momento mais apropriado para pedir um aumento do salário. Procure o momento mais conveniente de forma a que o seu chefe esteja o mais recetível possível à sua proposta. 

Subscreva para receber o mais recente conteúdo sobre formação, carreira e campanhas especiais.

Related posts
Formação & CarreiraNotícias

Estágios Ativar.pt: Candidaturas abertas para jovens desempregados

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Ajudas de custo: o que diz a lei e quais os valores?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Viajar em trabalho: direitos e deveres

Bem-Estar no trabalhoFormação & CarreiraTendências

Salário emocional: como as empresas podem atrair e reter talentos?