O futuro das organizações passa pela valorização e promoção da diversidade no local de trabalho. De modo a demonstrar que também Portugal tem interesse em combater a discriminação e promover a igualdade criou-se a carta portuguesa para a diversidade.
Saiba tudo sobre a carta portuguesa no artigo que preparamos para si.
O que é a carta para a diversidade?
A carta para a diversidade foi criada pela união europeia com o intuito de encorajar o desenvolvimento de políticas internas de promoção da diversidade. É, assim, uma ferramenta que promove a diversidade no local de trabalho, no respeito pela igualdade e não discriminação em função do género, raça, religião, idade, orientação sexual ou deficiência.
O documento descreve medidas concretas que podem ser tomadas para promover a diversidade e a igualdade de oportunidades no trabalho. Centra-se na ideia central que as oportunidades devem iguais para todos, independentemente da origem cultural, étnica e social, orientação sexual, género, idade, caraterísticas físicas, estilo pessoal e religião.
Qual é o grande objetivo?
O objetivo é inspirar as empresas portuguesas e promover ações especificas que se centrem no respeito e valorização da diversidade no local de trabalho. Ao assinarem passam a assumir um compromisso ético em conjunto.
Todas as empresas são obrigadas a assinar?
Não. A carta é assinada de forma voluntária pelos empregadores que se interessam pelo tema e que concordam com as medidas.
Que empresas podem aderir?
Qualquer empresa, pública ou privada pode aderir à carta. A adesão está aberta a todas as empresas ou organizações que concordem com o que está descrito no documento. A adesão não deve ser vista como obrigatória nem deve ser feita por medo da fiscalização. É importante que seja vista como uma aprendizagem.
Quais são os compromissos das entidades signatárias?
- Respeitar os princípios da Carta da Diversidade e comprometer-se a aplicar ativamente os seus princípios na cultura organizacional
- Participar nas atividades promovidas
- Divulgar os princípios da carta junto de todos os contactos profissionais
- Partilhar as suas iniciativas e práticas ao nível da Diversidade e Inclusão
- Participar nos momentos de avaliação sobre Diversidade da Carta da Diversidade
Quais são as vantagens de aderir?
- Pertencer a um conjunto de organizações que compreendem e valorizam a Diversidade
- Ter oportunidade de melhorar a gestão da diversidade na organização
- Ser apoiado na implementação e aprofundamento das políticas de Diversidade e Inclusão implementadas pela sua entidade
- Partilhar práticas, iniciativas experiências com outras organizações
- Aprender com outras organizações
- Participar nos eventos e ações e grupos de trabalho temáticos
- Candidatar-se ao Selo da Diversidade
- Contribuir para a igualdade e inclusão social no local de trabalho
- Construir uma imagem positiva da sua organização
Como é que se pode assinar?
Assinar a carta portuguesa para a diversidade é muito simples. Basta apenas descarregar e assinar a carta, enviar o logotipo da empresa e responder ao questionário de adesão presente no site. A cópia da carta assinada e o logótipo devem ser enviados para o email appdi@appdi.pt.