Quantcast
CarreiraFormação & Carreira

Pinterest para encontrar emprego? Saiba como!

Pinterest

Quer saber como é que pode usar o Pinterest para conseguir o emprego dos seus sonhos? Continue a ler. Temos algumas dicas para si.

A procura de emprego nem sempre tem de ser feita através dos canais mais habituais. Há quem tenha sucesso em promover o seu trabalho nas redes sociais de forma totalmente gratuita.

O Pinterest tem sido um dos canais escolhidos por alguns profissionais. A rede social, que é usada diariamente como fonte de inspiração, constitui uma plataforma de partilha principalmente para aqueles mais ligados às artes. Pessoas que trabalham em áreas ligadas à imagem como a decoração, design ou noutras áreas artísticas como a fotografia conseguem assim alcançar um público muito variado à volta do mundo. E a verdade é que os próprios recrutadores também usam as redes sociais como ferramenta para conhecer melhor os candidatos.

Use o Pinterest como um portefólio

Crie uma conta no Pinterest e use-a para criar o seu portefólio. Comece a seguir contas na sua área de atuação ou com as quais se identifique. Não deixe de seguir as empresas onde gostava de trabalhar.

Aproveite o Pinterest para criar uma boa imagem face aos empregadores. Exemplos do seu modo de trabalho estarão facilmente acessíveis a partir de qualquer ponto. Ao partilhar o seu catálogo online numa plataforma que é tão usada globalmente é mais fácil chamar a atenção do público e manter-se relevante.

Além de ser gratuito criar conta e utilizar o Pinterest, é possível deixar a página mais organizada e intuitiva através da organização dos pins em pastas.

Tenha atenção à descrição e aos títulos 

A descrição do seu perfil deve ser uma forma de se posicionar no mercado. Escreva uma descrição que seja simples e assertiva. Assim, quem o encontra tem a possibilidade de perceber rapidamente se o seu perfil se adequa ou não àquilo que procura.

Os títulos dos pins devem ser cuidadosamente pensados. Combine imagens e texto de forma profissional e cuidada. Atenção aos erros.

Faça uma seleção no seu trabalho

Defina uma estratégia antes de começar a partilhar. Se quer que o seu Pinterest seja o seu catálogo profissional certifique-se de que partilha apenas conteúdo relevante para a sua estratégia.

Assegure-se da qualidade e originalidade dos pins que partilha. Para que a sua página se destaque é essencial que os pins não sejam só mais um no meio de milhares.

Seja persistente

Ganhar seguidores assíduos no Pinterest e conquistar notoriedade nesse meio não é um processo rápido. Seja persistente. Crie pins de forma pontual mesmo que não se sinta motivado.

Mantenha-se ativo. Procure inspiração e perca algum tempo a pesquisar as palavras-chave mais usadas na plataforma.

O Pinterest valoriza quem além de criar pins, compartilha os pins de outras contas. Se encontrar conteúdo interessante ou inspirador que se relacione com o seu trabalho, compartilhe.

Reforce a sua presença online

Em cada um dos pins é possível adicionar um link. Aproveite para adicionar o seu site profissional, o link da sua loja online ou links que direcionem para diferentes trabalhos que fez. Além de aumentar as visitas ao site ou loja online, ganha mais visibilidade com profissional competente.

Subscreva para receber o mais recente conteúdo sobre formação, carreira e campanhas especiais.

Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Viajar em trabalho: direitos e deveres

Bem-Estar no trabalhoFormação & Carreira

Síndrome pós-férias: como evitar?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

1 de maio: Direitos fundamentais dos trabalhadores

EmpreendedorismoFormação & Carreira

Informação Empresarial Simplificada: O que é esta declaração?