Pode não ser um sonho de criança, mas, pelo elevado volume de procura de profissionais para a área comercial, uma carreira em vendas pode ser sinónimo de um excelente futuro profissional.
Contudo, não basta ter elevadas competências comunicativas e apresentar um produto, fazer carreira no setor das vendas tem muito que se lhe diga, especialmente num momento em que as empresas em Portugal estão em transição para o digital.
Para que aproveite esta onda positiva e se torne um vendedor de excelência, fique com um guia detalhado do que deve saber e fazer para prosperar na área Comercial.
Como fazer carreira no setor das Vendas
- Negociação
O primeiro ponto é mais do que óbvio. Qualquer pessoa com ambições a tornar-se um comercial de sucesso deve ser capaz de negociar interna (comissões, plano de ação, etc.) e externamente (com o cliente) de forma não só assertiva e clara, como também cordial.
A postura deve ser aberta e amigável de modo a criar um laço de confiança com o cliente. Apesar disso, o profissional não pode abdicar da exigência.
A persuasão na área de vendas é fundamental, e um profissional de vendas que saiba como fazê-lo sem ser tão ostensivo como na venda agressiva é altamente valioso para qualquer equipa de vendas.
Tudo isto é essencial num mercado de incerteza e de elevada concorrência.
- Capacidade de análise
Os dados, num mundo cada vez mais digital, são o novo ouro negro.
Com a competição entre empresas a transferir-se de armas e bagagens para o mundo online, os comerciais estão sujeitos a uma nova exigência: a capacidade de análise dos dados e tendências promovidas pelas interações digitais.
Estudar o mercado e as suas tendências e estar preparado para facultar informações factuais aos seus potenciais clientes é a melhor forma de os convencer e irá influenciar positivamente o resultado final.
- Planeamento
Ser capaz de desenvolver estratégias que alavanquem as vendas, permitam atingir as metas com o menor atrito e no menor tempo possível são algumas das capacidades mais procuradas pelos empregadores.
- Compreender o mercado
O setor das vendas é altamente competitivo e por isso, para que a empresa prospere, o comercial terá que andar um passo à frente da concorrência.
Como fazê-lo? Conhecer em detalhe os produtos e preços dos concorrentes diretos e qual a estratégia comercial que estes estão a adoptar.
A análise contínua da concorrência acaba por não ser apenas importante para conhecer os competidores diretos, mas também para poder saber qual a posição no mercado da sua empresa e do produto que esta disponibiliza e prever em que direção o próprio mercado se encaminha.
A utilização do conhecimento para proporcionar uma visão e efetuar uma venda é uma excelente forma de desenvolver empatia com os clientes e criar uma reputação da marca positiva.
- Organização
Planear e analisar são essenciais, mas sem uma boa organização, todo o processo de venda pode ficar em risco.
Ser-se organizado é essencial para garantir que cada processo comercial é tratado com o cuidado e atenção que merece potenciando, deste modo, a produtividade.
- Adaptação às novas tecnologias
Como referimos anteriormente, a digitalização dos processos de venda é já um paradigma do mercado atual.
A utilização das novas tecnologias e o domínio das ferramentas disponíveis podem jogar a seu favor. Será da compreensão e conjugação entre a vertente humana, ainda e sempre essencial em determinadas áreas comerciais, e a utilização de novas ferramentas digitais que o comercial do séc. XXI pode marcar pela diferença e catalisar a sua produtividade.