Quantcast
CarreiraDicasFormação & Carreira

Competências essenciais para um excelente profissional

competencias

Conseguir destacar-se no mercado de trabalho é cada vez mais difícil. Não existem dúvidas de que a competitividade é um dos principais obstáculos. Para conseguir o emprego de sonho e tornar-se um excelente profissional é preciso ter as competências certas. Conheça algumas das competências mais procuradas e valorizadas no mundo do trabalho.

  • Ser comunicativo

Saber comunicar com os clientes, com fornecedores ou mesmo com outros membros da equipa é essencial.  Um bom profissional deve ser capaz de expor as suas ideias de forma direta e clara de modo a não deixar espaço para mal-entendidos ou falhas de comunicação. 

Uma boa comunicação não pode faltar uma vez que é o ponto de partida para garantir um bom ritmo de trabalho e a satisfação dos clientes e colaboradores.

Em adição com o ponto descrito acima, um excelente profissional deve saber trabalhar em equipa. Saber lidar com diferentes personalidades e ter a capacidade de se adaptar a diferentes modos de trabalho é um requisito muito procurado uma vez que esta simples competência tem muita influência da produtividade das equipas.

  • Ter ambição e saber definir objetivos

Um bom profissional é tendencialmente ambicioso, dedicado e exigente com o próprio trabalho. É alguém que procura sempre encontrar formas de melhorar constantemente a sua performance e tem objetivos ambiciosos em vista. Além disso, sabe bem como definir estratégias para atingir essas mesmas metas.  As suas aspirações ajudam os negócios a expandir.

  • Ser organizado

A desorganização é um dos maiores inimigos de um trabalho bem feito. É importante que um trabalhador saiba organizar o trabalho para conseguir entregar o serviço a horas e com qualidade. A organização é uma competência base para a gestão eficaz do tempo e dos meios.

  • Ser confiante

Ter uma boa autoestima e ter confiança no seu trabalho promove a discussão de ideias em ambiente de trabalho. A confiança além de ajudar a gerar resultados mais positivos contribui para a motivação e empenho no desempenho de tarefas.

  • Ter espírito critico e ser criativo

Saber apontar os aspetos positivos e negativos em qualquer situação é essencial para ajudar a empresa a atingir o sucesso.

Espera-se ainda que os colaboradores sejam criativos e saibam inovar e impulsionar melhorias.

  • Ser proativo

Saber quando tomar iniciativa para colocar ideias em prática e solucionar problemas também é visto como uma característica fundamental num bom trabalhador.

  • Ser flexível

Um excelente profissional não tem medo da mudança. Sabe abraçar os desafios e transformá-los em oportunidades de melhoria e crescimento. Não fica desmotivado facilmente e sabe adaptar-se a diferentes situações sem grandes dificuldades. 

  • Procurar aprender sempre coisas novas

Para não estagnar na carreira é importante manter os conhecimentos atualizados e até investir em novas aptidões e conhecimentos. O mundo não para de evoluir. Todos os dias se descobrem coisas novas e é preciso saber acompanhar a evolução.

A aprendizagem e a curiosidade são outras competências que contribuem para a motivação no trabalho, ajudam a encontrar ideias inovadoras e agregam, no fundo, mais valor ao trabalhador.

Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Contrato de trabalho a termo certo: quantas vezes pode ser renovado

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Horário laboral: tudo o que precisas de saber

CarreiraFormação & Carreira

Como pedir o registo criminal?

CursosFormação & CarreiraNotícias

Cheque Formação + Digital: como pedir o apoio de 750 euros