Quantcast
CarreiraDicasFormação & Carreira

O que é um Teste Vocacional e para que serve

Teste vocacional

O que é um Teste Vocacional e para que serve?

Um teste vocacional é bem capaz de ser o melhor amigo de qualquer pessoa que está à procura de orientação na escolha do percurso profissional a seguir. Não existe um limite de idade para fazer um teste vocacional. Esta ferramenta tanto é adequada para um profissional que está a repensar a sua carreira como para um estudante do nono ano que está a decidir que via do ensino deve seguir. Não sabe o que é um teste vocacional e para que serve? Então continue a ler. Vamos explicar tudo o que precisa de saber.

O que é um teste vocacional?

Um teste vocacional é uma ferramenta que auxilia na orientação profissional. Determina, através de uma série de perguntas os pontos fortes da personalidade de cada um, os gostos e as competências e orienta a escolha da profissão de acordo com as capacidade e habilidades aferidas.

Para que serve o teste vocacional?

O teste vocacional tem como principal objetivo ajudar a tomar decisões ou obter clareza e orientação em relação ao percurso profissional. Está indicado para qualquer pessoa que se queira conhecer melhor e refletir sobre os pontos que considera essenciais na escolha da sua carreira. O questionário permite avaliar diferentes possibilidades e reconsiderar as vantagens e desvantagens de cada área de estudos. No fundo é um teste que ajuda a enquadrar diferentes tipos de personalidade em trabalhos ou áreas de estudo mais adequadas. 

Espera-se, através das respostas obtidas no teste vocacional, conseguir encontrar um caminho profissional onde as habilidades e competências de cada um sejam empregues da melhor forma.

Quais são as vantagens de fazer um teste vocacional?

  • Ajuda a poupar tempo e recursos

Fazer um teste vocacional permite levar menos tempo a tomar decisões e a fazer escolhas mais acertadas. Através desta orientação é mais provável encontrar a verdadeira vocação rapidamente e poupar tempo e recursos a tentar descobrir o que fazer a seguir, seja em termos de estudo ou de trabalho.

  • Ajuda a reduzir os conflitos internos

Tomar decisões tão importantes como a escolha do curso universitário ou a escolha de uma carreira pode ser desconfortável e desgastante. Fazer este teste ajuda a pensar, a estudar diferentes perspetivas, sem pressões externas. Leva a pessoa a questionar-se e contribuir para reduzir os conflitos internos e evitar indecisões.

  • Permite planear melhor o futuro

Depois de ter mais clareza em relação ao que se quer do futuro torna-se mais fácil começar a fazer planos, definir objetivos e listar tarefas.

  • Estimula o desenvolvimento pessoal

O mesmo obriga-nos a explorar os nossos sentimentos. Além de explorar as nossas competências, ajuda-nos a identificar medos e inseguranças em relação ao futuro, o que contribui para a evolução e desenvolvimento pessoal.

  • Aumenta a motivação e produtividade

Seguir um percurso profissional adequado aos nossos traços de personalidade e competências tem muito poder na nossa motivação e produtividade. A nossa vontade de trabalhar e ser bem-sucedidos aumenta exponencialmente quando estamos a fazer alguma coisa que gostamos, num meio onde nos sentimos confortáveis.

Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Horário laboral: tudo o que precisas de saber

CarreiraFormação & Carreira

Como pedir o registo criminal?

CursosFormação & CarreiraNotícias

Cheque Formação + Digital: como pedir o apoio de 750 euros

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Medicina do Trabalho: o que é, obrigações, e como funciona