Quantcast
CarreiraFormação & CarreiraTendências

Quais os desejos dos profissionais em relação ao futuro?

desejos dos profissionais

Uns querem receber mais, outros preferem ser mais reconhecidos em meio laboral. Afinal, o que é que os profissionais esperam do futuro em termos profissionais? Fique a conhecer alguns desejos dos profissionais em relação ao futuro.

  • Uma carreira com sentido

Este é um dos desejos que engloba uma grande percentagem de profissionais. Espera-se que as longas horas passadas no trabalho sejam bem empregues. Mais do que trabalhar para receber o salário no final do mês, importa gostar do que se faz.

  • Mais valorização

Obter mais reconhecimento da chefia ou no meio de trabalho é outro dos grandes desejos. Os profissionais procuram ser mais valorizados pelo seu trabalho e emprenho. Querem ver as suas conquistas reconhecidas e tidas em conta.

  • Alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Para os profissionais é cada vez mais importante encontrar um emprego onde seja simples manter equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Procuram-se empregos com horários que se adaptem ao dia-a-dia dos profissionais e que deixem espaço para aproveitar o tempo depois das horas de trabalho. Flexibilidade no trabalho é uma das grandes exigências.

  • Mais felicidade no local de trabalho

O bem-estar no trabalho é outro ponto muito valorizado. O tempo que passamos no trabalho e a forma como o fazemos influencia a nossa qualidade de vida e a nossa saúde física e mental.

Espera-se que os empregadores do futuro saibam organizar atividades que promovam o bem-estar e felicidade de modo a estimular a criatividade e promover a produtividade no local de trabalho.

  • Mais espírito de equipa e lideranças fortes

Os profissionais esperam lideranças fortes que saibam como desenvolver o espírito de equipa. Manter os profissionais empenhados e motivados é vantajoso para os profissionais e para os empregadores. Espera-se que no futuro se trabalhe na promoção do desenvolvimento dos colaboradores. Que se enriqueça a equipa através do desenvolvimento das competências individuais de cada profissional e que se saiba aproveitar as melhores habilidades de cada elemento.

  • Igualdade de oportunidades 

Outro desejo dos profissionais para o futuro é que haja igualdade de oportunidades no meio laboral. Espera-se que o amanhã traga equipas mais diversificadas e mais abertas. A inclusão e diversidade além de incentivar a troca de experiências, ajudam a reter os melhores talentos garantindo equipas mais ricas.

  • Mais humanidade

Os profissionais desejam ainda que a humanidade no trabalho aumente. Aspira-se a que no futuro os empregadores tenham mais atenção e empatia pelos trabalhadores. Espera-se que a liderança saiba ouvir o feedback e sugestões dos colaboradores e que os implemente nas suas estratégias.

  • Trabalho remoto sempre que possível

Os profissionais esperam que no futuro se dê ainda mais valor ao trabalho remoto já que este modelo garante muito mais flexibilidade e comodidade do que o modelo de trabalho tradicional. 

  • Atualização da forma de recrutar talentos

Os tempos mudam, mas algumas empresas continuam a usar métodos de recrutamento antiquados. No futuro espera-se que o recrutamento seja mais humanizado e adaptado aos diferentes profissionais.

Por fim, o último desejo dos profissionais para o futuro é que haja uma maior sensibilização para a saúde mental no trabalho.

Related posts
DicasFormação & Carreira

Como criar um CV impactante: dicas para te destacares

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Queres tirar uma licença sem vencimento? Sabe como fazê-lo!

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Viajar em trabalho: direitos e deveres

Bem-Estar no trabalhoFormação & Carreira

Síndrome pós-férias: como evitar?