Quantcast
CarreiraDicasFormação & Carreira

Ter propósito impacta no teu sucesso profissional

propósito

O nosso desenvolvimento profissional nem sempre é linear. O sucesso na esfera profissional está dependente de muitos fatores sobre os quais nem sempre temos influência. Segundo os especialistas existem, contudo, coisas que podemos mudar para atingir o sucesso profissional. É muito comum sentir falta de motivação e sentido, sentir que o que fazemos a nível profissional não nos está a levar a lado nenhum. Muitas vezes é o medo de mudar e a falta de iniciativa que nos leva a estagnar na carreira. Já pensaste no teu propósito de vida e na forma como ele pode ter impacto no teu sucesso profissional? Ter um propósito aumenta a nossa motivação e ajuda-nos a tomar as decisões mais adequadas, garantindo o nosso crescimento profissional. Segue as nossas dicas se desejas atingir o teu potencial máximo no trabalho.

Afinal, o que é ter um propósito?

Ter um propósito é muito mais do que ter objetivos e aspirações. Apesar de não ser uma meta, influencia em grande parte as nossas decisões e tem peso tanto na vida profissional como pessoal. Encontrar um propósito é encontrar clareza em relação ao que sentimos e ao que desejamos, aquilo que faz parte de nós e que queremos deixar como marca no mundo.

Dicas para encontrar um propósito de vida

  • Investe no autoconhecimento e reflexão

Não fiques à espera de que o teu propósito se revele. Dedica algum tempo a conheceres o teu verdadeiro eu. Reflete sobre o que te motiva e te leva a avançar. Pensa de forma rigorosa naquilo que te entusiasma e no que te aborrece. Afinal, o que é que te inspira no teu trabalho? Estás a dar o teu melhor? Sentes que acrescentas alguma coisa ao teu lugar de trabalho? É importante que compreendas os teus sentimos em relação à tua área profissional e que reflitas na tua relação com o trabalho. Pergunta-te que paixões ou talentos gostarias de explorar. 

  • Deixa a tua zona de conforto

Para seguires o teu propósito vai ser essencial ter alguma confiança e sentido de aventura. Vai ser desconfortável descobrires o teu verdadeiro eu e explorares as tuas fraquezas e inseguranças. Mas lembra-te que não estás sozinho nesta jornada. Mesmo aqueles que parecem ter a vida resolvida estão muitas vezes ainda a tentar descobrir quem são e o que fazer a seguir. 

  • Não deixes de te questionar

O autoconhecimento pode levar tempo e além disso é bem provável que os teus interesses e objetivos mudem com o tempo. Vais sempre a tempo de mudar o teu rumo. Se o teu percurso profissional já não te entusiasma, volta a refletir nas tuas prioridades e ajusta o teu propósito.

  • Segue sempre os teus valores

A tua vida profissional vai ser muito mais satisfatória se seguires sempre os teus valores. Assegura-te de que não os colocas de lado. O teu propósito e as tuas decisões devem seguir sempre aquilo em que acreditas, seja a nível político ou religioso.

  • Não te preocupes se o teu propósito não é grandioso

O teu propósito não tem de ser grandioso. Não precisas de tentar mudar o mundo. Explora as coisas simples que te trazem felicidade e deixa a opinião dos outros de lado.

Related posts
Formação & CarreiraNotícias

Estágios Ativar.pt: Candidaturas abertas para jovens desempregados

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Ajudas de custo: o que diz a lei e quais os valores?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Viajar em trabalho: direitos e deveres

Bem-Estar no trabalhoFormação & CarreiraTendências

Salário emocional: como as empresas podem atrair e reter talentos?