Quantcast
Casa & DecoraçãoLifestyle

Como remodelar a cozinha sem obras?

Como remodelar a cozinha sem obras?

Se o visual da tua cozinha já está ultrapassado e gostarias de dar uma nova cara a este espaço, então pega num papel e caneta e anota as nossas dicas para remodelar a cozinha sem obras, sem grandes gastos e transtornos.

Com o passar do tempo, as nossas casas acabam sempre por necessitar de remodelações. No entanto, remodelar a casa — seja qual for a divisão — é um processo um tanto incómodo e complexo. 

Provavelmente tens ideia que remodelar a tua casa vai ser uma despesa enorme para a tua carteira. Porém, nem sempre é necessário comprar novos armários para renovar a aparência das tuas divisões. 

De fato, em algumas divisões — como a cozinha — tens várias opções para renovar a sua aparência, sem necessidade de reformas exaustivas nem de grandes custos financeiros. Assim, para este artigo reunimos uma série de dicas para remodelar a cozinha sem obras e sem altas despesas. Queres conhecê-las? 

Dicas para remodelar a cozinha sem obras

Se estás farto do ar antiquado da tua casa, tens várias opções para remodelar a cozinha sem obras e sem gastar muito dinheiro:

Repare os azulejos antigos

As paredes e o chão da cozinha têm maior tendência a degradarem mais rapidamente que nas outras divisões da tua casa, especialmente os mosaicos. Isto deve-se, em grande parte, à comida derramada e aos salpicos de líquidos como óleo e azeite.

Além disso, o design dos mosaicos da cozinha podem ficar fora de tendência rapidamente. Por isso, é natural que sintas o desejo de trocá-los. Não obstante, trocar os teus velhos mosaicos da cozinha por outros mais modernos pode sair bastante caro.

É por esta razão que pintar os mosaicos será a tua melhor opção para dar início à reforma da cozinha sem obras.

Para o efeito, existem várias tintas e esmaltes no mercado que proporcionam resultados duradouros de forma simples. Desta forma, terás a opção de escolher as cores que mais gostas, permitindo que esfregues a superfície sem risco de remover a tinta e não será necessário aplicar uma camada de primário para preparar a zona.

Preferes algo diferente? Tens a opção de instalar ladrilhos ou pavimento flutuante. Logicamente, não será tão barato como a pintura, mas é uma opção com maior longevidade.

Pinta as paredes

Se optaste por pintar os mosaicos, porque não aproveitar a fazer o mesmo nas paredes? Trata-se de outra forma efetiva de remodelar a cozinha sem obras e grandes despesas.

Com o passar do tempo, é normal que as paredes percam a sua pureza e ganhem alguma mancha ou risco. Felizmente, elas podem ser restaurados de maneira simples e — de certa maneira — barata.

Neste caso particular, opta por uma tinta específica para cozinhas — graças à sua fórmula antigordura, não só mantêm as tuas paredes em perfeitas condições durante muito tempo, como permitem que estas sejam lavadas sem o risco de eliminar a cor.

Restaura móveis antigos

Verifica se os móveis da tua cozinha realmente requerem substituição. Muitas vezes, os móveis estão desgastados e apenas necessitam de uma pincelada para parecerem como novos. Para tal, podes pintar, envernizar os teus móveis ou substituir as portas e gavetas

Mais, se procuras uma alteração profunda ao estilo decorativo da tua cozinha, pintar os móveis é uma das maneiras mais efetivas de fazê-lo. Escolhe a cor que mais gostas ou que achas que vai combinar melhor com a disposição do espaço. 

Troca a bancada da cozinha

A bancada é um dos principais elementos de qualquer cozinha, sendo parte integrante do seu estilo. É também dos elementos que mais sofre nesta divisão.

Por estas razões, se pretendes remodelar a tua cozinha sem obras, pode ser uma boa ideia trocar a bancada da tua cozinha. Mas, têm em conta que o processo não será tão simples como nos casos anteriores.

Embora não tenhas de fazer obras, terás de retirar o lava-louça e a placa de fogão para a poder trocar por uma nova. Para tal, será necessário remover as juntas existentes e instalar umas novas. Depois basta colocar o tampo e instalar novamente o lava-louça e a placa de fogão.

Substitua os candeeiros

Se pretendes modernizar o aspeto da tua cozinha, uma das alterações que deves realizar é a substituição de candeeiros. Mas porquê? Tudo se deve à alteração do design dos candeeiros nos últimos anos. Ou seja, a aparência dos candeeiros que eram habituais há 20 anos é muito diferente dos atuais. 

Portanto, ao alterares os teus antigos candeeiros por uns candeeiros recentes, transformará a sua cozinha num ambiente mais vanguardista e moderno. Não obstante, não importa só o design do candeeiro, como também a própria iluminação.

Quanto à iluminação, instala lâmpadas LED de baixo consumo. Estas lâmpadas são mais eficientes — permitindo-te poupar na conta da luz — e dispõem de várias tonalidades.

Substitui os móveis por prateleiras

Outra das tendências que eram muito comuns há 20 anos e que estão a perder força na disposição das cozinhas modernas são os móveis altos até ao teto. 

Atualmente, é comum incluir prateleiras visíveis, em vez dos armários fechados, de maneira a dar uma visão mais natural e simples da cozinha. Regra geral, servem para armazenar especiarias, temperos e frutas.

Porém, estas prateleiras podem ser mais difíceis de integrar no estilo decorativo da tua cozinha. Por isso, escolhe materiais naturais e simples que recriem, por exemplo, peças de madeira.

Muda as portas

As tuas portas já não abrem e fecham tão bem como deviam? Então, chegou a hora de substituí-las! 

As portas são a primeira coisa que os seus convidados veem ao visitar o espaço e, portanto, são fulcrais para deixar uma boa impressão. Para substituir há diversas opções, com acabamentos e materiais diferentes, e não requer muito esforço.

Related posts
DicasLifestyle

10 erros comuns na utilização do micro-ondas

Casa & Decoração

Descobre como economizar energia com janelas em PVC

Casa & DecoraçãoLifestyle

Remodelações de casas de banho: tudo o que precisas de saber

DicasLifestyle

Truques para limpar o filtro do ar-condicionado