Quantcast
Casa & DecoraçãoComportamentoDicasLifestyle

Organização da Casa: 20 dicas imperdíveis

Organização da casa

A organização da casa pode ser mais simples com algumas dicas que facilitam o dia-a-dia.

Neste artigo confere 20 dicas essenciais para manteres tudo no seu devido lugar, sem tomar muito o teu tempo. 

Dicas básicas para facilitar a rotina

  • Otimiza os teus espaços 

Espaços ainda não ocupados que pedem aquele melhor aproveitamento? Podes buscar inspirações na internet para ver como pode criar novos detalhes com planeamento: plantas? Cestos? Um suporte para livros?

  • Define um local para cada coisa

Quando designamos um local para cada item que desejamos organizar, conseguimos manter tudo o que temos em ordem. Assim quando tiramos algo do lugar, sabemos exatamente onde o colocar depois. Acabamos por educar as nossas ações em pequenas atitudes.

  • Guarda os objetos após o uso

Seja com os casacos ou com os ténis, temos a tendência de deixar algumas peças de roupa pelo caminho. Estas pequenas atitudes impactam a organização da casa e deixam até a mente mais desorganizada. Tente manter a organização destes itens logo após o uso.

  • Usa caixas de organização e etiquetas

Ao usarmos caixas de organizações, podemos criar “departamentos” com objetos de acordo com o tema – seja na cozinha, na dispensa, na garagem, no quarto etc. E nestas caixas, podemos adicionar etiquetas para indicar o conteúdo. Um objeto que pode ajudar nesta fase é uma Etiquetadora.

  • Cria uma rotina para eliminar o que não usas mais

É importante também manteres uma rotina onde não “esqueces” objetos ou papéis por muito tempo em armários ou gavetas. Lembra-te de ter uma rotina para manter a casa limpa e sem tantos itens acumulados. Aproveita o dia da tua folga para fazeres uma limpeza às coisas antigas que já não te identificas, pois assim consegues ganhar mais espaço para organizares outras coisas que desejas. 

Uma cozinha mais organizada? É para já!

  • O mais usado vem primeiro

A cozinha é o cómodo da casa que quando está limpa e organizada, até dá-nos um alívio no coração, não é? Os itens mais usados devem estar com fácil acesso. Ao organizar armários e prateleiras, lembre-se de organizar cada coisa de acordo com a usabilidade.

  • Usar um tabuleiro para os talheres

As divisórias de talheres ajudam-te a ter mais visibilidade e facilidade no momento que fores procurá-los na gaveta. A IKEA tem uma página especial com um guia para organizar as gavetas.

  • Guarda a tua louça por tamanho ou cores

Se gostas de fazer coleções de peças de louças da mesma cor, esta dica é para ti!

Organizar as louças pela mesma cor, cria uma estética especial e facilita encontrar peças específicas, sem teres de desorganizar as outras peças. 

  • Usa tupperwares e potes em vidro

E que tal guardar os grãos e farinhas em um pote de vidro? Arroz, Café, Massas são exemplos de alimentos que podem ficar visualmente mais agradáveis e fáceis de usar.

A personal organizer Ruth Oliveira oferece dicas incríveis no seu perfil de Instagram, de como passares a ter uma rotina mais organizada, principalemente na tua cozinha.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Ruth Oliveira | Personal Organizer (@ruthcomth)

  • Separa as panelas por ordem de uso e tamanho

Organiza as tuas prateleiras ou gavetas de panelas, com base nos utensílios que mais usas. Assim quando fores retirar algum tacho, consegues retirá-lo com maior facilidade.

Nada melhor do que um quarto organizado!

  • Organiza o teu espaço sagrado com criatividade

Acessórios? Roupas? Livros? No nosso quarto, é essencial colocar tudo em seu devido lugar, principalmente ter este cuidado logo após o uso. O DIY pode ajudar-te a criar opções para facilitar a tua rotina. No vídeo a seguir tens uma sugestão para fazer um guarda-joias.

  • Fazer a cama pela manhã

A arrumação da cama pela manhã cria uma boa sensação de bem-estar e a percepção de ambiente organizado. É uma dica para ti que buscas um ambiente mais confortável e calmo.

  • Coloca pequenos organizadores dentro das gavetas

As gavetas ficam melhor organizadas com divisórias: sejam para as cuecas, tops, biquinis, meias.
E caso os organizadores à venda não sejam o teu plano, podes confecionar os seus próprios através da reciclagem de embalagens – o que ajuda a diminuir a tua produção de resíduos.

  • Separa as tuas roupas por estações – as de frio e as de calor

Quando pensares em como organizar o teu guarda-roupa, aproveita para separar e guardar as tuas peças por estações, como por exemplo, um espaço para os casacos maiores que são usados apenas em uma parte do ano – uma super dica aqui é usar sacos à vácuo para as peças maiores, assim podes otimizar muito espaço.

  • E os fios?

Organizar os fios da TV, da internet ou até mesmo os fios dos carregadores de telemóvel, é interessante para manter o bom funcionamento e a estética do cómodo. Por esse motivo, hoje em dia algumas marcas como a Ikea desenvolveram os organizadores de cabos para ajudar-te nessa missão. 

A sala de estar deve ser um espaço de conforto

  • Usa o essencial na tua sala de estar

A sala de estar é um lugar importante para um clima confortável, por isto é fundamental buscar organizar os móveis e pensar na decoração de forma minimalista e sem reunir itens em excesso. Desta forma, a organização da casa torna-se ainda mais visível.

  • Cestos são excelentes aliados

Mantas, comandos, revistas, livros e até plantas.. Os cestos criam um ar de organização que viram detalhes decorativos. Organizar considerando a estética é ótimo!

  • Mantêm os vidros limpos 

Limpar os vidros das janelas pelo menos uma vez por mês transmitem frescura e limpeza à casa, caso tiveres mesas ou algum móvel em vidro, aproveita e deixa-os limpinhos também. 

E a casa de banho?

  • Shampoo, Condicionador, Sabonetes, Cremes, Escovas de Dentes etc

A casa de banho precisa mesmo de ser separada por áreas e utilidades – espaços dedicados para guardar acessórios, itens mais usados, gavetas, caixas etc.

  • Manter as toalhas dobradas e organizadas

Organiza as toalhas dobrando-as em rolinhos (tanto as de banho, como as das mãos) e coloca-as dentro do teu armário, dentro de um cesto ou nas tuas prateleiras.

Preparado/a para manteres a organização da casa?

Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Soluções para poupar energia em casa

Casa & DecoraçãoLifestyle

Dicas para renovar a casa de banho

Casa & DecoraçãoLifestyle

Obras em casa: tudo o que precisas de saber

Casa & DecoraçãoLifestyle

Isolamento térmico: importância e benefícios