O uso da canábis medicinal na Saúde em Portugal divide muitas opiniões. Ainda que possa ser extremamente benéfica em vários tratamentos, são muitos os que defendem que ainda não há estudos suficientes que demonstrem a sua eficácia e a segurança do seu uso.
A venda de produtos à base de canábis medicinal em Portugal apenas pode ser feita em farmácias e só pode ser adquirida através de receita médica e claro, a maiores de 18 anos.
Segundo um artigo do Jornal Expresso sobre o tema, o Sativex é o único medicamento comercializado à base de canábis medicinal em Portugal e possui a obrigatória autorização de introdução ao mercado (AIM). É utilizado para a “melhoria dos sintomas em doentes com espasticidade moderada a grave devida a esclerose múltipla (EM)”, segundo o Infarmed, e é administrado por inalação de vaporização.
Para além deste medicamento, a canábis medicinal pode também ser prescrita pelo médico para o combate a náuseas e vómitos, consequentes de quimioterapia e radioterapia, ou ainda para a dor crónica.
Vantagens:
São vários os estudos que comprovam a eficácia do uso da canábis nos tratamentos acima mencionados.
Muitos investigadores acreditam que o uso da canábis medicinal pode ser um aliado a combater inflamações, dores, doenças de pele, tumores e um ótimo aliado para noites melhores de sono. Encontra aqui apps que te podem ajudar a dormir melhor.
Desvantagens:
Alguns estudos também mostram que o uso a longo prazo destes medicamentos feitos à base da canábis podem causar dependência e afetar a memória.
No entanto, acreditamos que com o avançar dos estudos rapidamente seja possível um veredito final.