Podemos afirmar que o chocolate é um dos mais apreciados ingredientes do mundo, não é verdade? É difícil resistir à tentação quando falamos de chocolate, seja de que forma for, principalmente para os mais gulosos.
Não é nada mais, nada menos, do que um derivado de amêndoa fermentada e torrada do cacau. A revolução industrial permitiu tornar a manteiga de cacau em pó de cacau que, depois, misturado com líquidos e moldados, solidifica e transforma-se no chocolate como conhecemos hoje.
Se até há bem pouco tempo apenas se via o chocolate como um ingrediente doce e que poderia ser prejudicial para a saúde, a ciência e a investigação vieram provar o contrário. O chocolate tem sido objeto de estudo devido aos benefícios para a saúde. No entanto, é importante salientar que o consumo excessivo pode ter efeitos negativos para a saúde. O chocolate é rico em calorias e açúcar, o que pode contribuir para o ganho de peso e o desenvolvimento de problemas como a diabetes tipo 2.
Claro está que, como em tudo o que fazemos ou comemos, deve ser feito com conta, peso e medida, e a ingestão de chocolate não é exceção. Por isso, se o fizeres de forma correta e numa alimentação equilibrada, estarás a ter um estilo de vida saudável.
Para tal, aconselhamos o consumo de chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau que pode ajudar na prevenção de infartes e a reduzir riscos de pacientes com problemas cardiovasculares.
Quais os principais benefícios do chocolate na saúde?
#1. Protege o sistema cardiovascular:
Um dos benefícios mais estudados está relacionado com a saúde cardiovascular. O chocolate negro, em particular, é rico em flavonoides, antioxidantes que têm sido associados à melhoria da saúde do coração. Estes compostos ajudam a reduzir a pressão arterial, melhoram o fluxo sanguíneo e reduzem a inflamação das artérias. Consumir chocolate negro de alta qualidade, com um teor de cacau superior a 70%, pode trazer estes benefícios.
#2. Proporciona sensação de bem estar:
O cacau contém substâncias que também ajudam a melhorar a função cerebral. Tal como funciona para o coração, os flavonoides podem aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que pode melhorar a concentração, a memória e a cognição em geral. Além disso, contém compostos como a teobromina e a feniletilamina, que ajudam no humor e a proporcionar uma sensação de bem-estar. Haja chocolates.
Por si só, chocolate negro, rico em cacau e antioxidantes, é a melhor escolha para aqueles que desejam desfrutar dos benefícios sem comprometer a saúde.
Por isso, um quadradinho de vez em quando pode trazer-te inúmeros benefícios. Não te prives deste momento delicioso.