Há pessoas que adoram frutos secos, porém não sabemos ao certo os seus benefícios para a nossa saúde e para o nosso bem estar.
Neste artigo não só dizemos-te os benefícios dos frutos secos, mas damos-te receitas confecionadas por profissionais de Portugal.
Amendoim
Ricos em vitaminas B3 e B6, minerais como o magnésio, fósforo e potássio, os amendoins ajudam o corpo a repor as hormonas do bem estar, contribuindo assim para prevenção da inflamação do corpo e na diminuição do colesterol devido às suas gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas.
Este fruto seco contêm uma substância que favorece a saúde dos músculos e deve ser consumido até 5 vezes na semana, com uma medida de uma colher de sopa.
Uma das receitas que podes fazer com o amendoim é a famosa manteiga de amendoim caseira, e a nutricionista Iara Rodrigues ensina-te a fazê-la passo a passo. Clica neste link e descobre como fazer esta delícia.
Nozes
As nozes são uma fonte de proteína vegetal, que ajuda no controle do colesterol e doenças cardiovasculares, contribuindo assim para a saciedade.
Ricos em vitaminas B1, B2 E B5, as nozes ajudam na qualidade da pele e do teu cabelo, sendo recomendado até 4 nozes por dia.
O chefe Henrique Sá Pessoa está preparado para ensinar-te a confecionar um bolo de nozes e laranja. Clica neste link e sabe tudo sobre esta receita.
Nozes da macadamia
Uma das enzimas responsáveis pela queima da gordura designada por Ômega 7, está presente nas nozes da macadamia. Assim como as fibras, as proteínas, o potássio e o cálcio.
Além disso estes frutos secos contêm as vitaminas B, A e E, ajudando assim no aumento do metabolismo e na prevenção das diabetes.
E que tal uma tarte de toranja e nozes da macadamia confeccionada pelo chef Francisco Moreira? Clica neste link e prepara-te para deliciares esta doçura.
Avelãs
As avelãs não só são deliciosas na famosa Nutella, como também por si só.
Ricas em magnésio, em fontes de fibra e em fontes de cálcio, estes frutos secos ajudam no combate ao cancro, no suporte muscular e no reforço do nosso cérebro e da nossa pele.
Uma das receitas que ficam muito saborosas com as avelãs são os espargos salteados com avelãs e parmesão. Clica neste link e acompanha este receita confecionada por Filipa Gomes.
Castanhas
As castanhas não contêm muitas gorduras porém são ricas em hidratos de carbono e fibras, ajudando assim no desenvolvimento da flora intestinal.
Além de ser rico em hidratos de carbono e fibra, a castanha está recheada de sais minerais como por exemplo selênio, zinco e ferro. Deves consumir de quatro a cinco castanhas por dia.
O chef Henrique Sá Pessoa está disposto a ensinar-te a preparar um caril de castanhas. Clica neste link e espreita esta receita.
Sementes de sésamo
Vinda do médio e do extremo Oriente, as sementes de sésamo ricas em gorduras insaturadas, este fruto seco contêm componentes antioxidantes, como a vitamina E.
As sementes também ajudam a reduzir o stress, carregando assim benefícios para as doenças cardiovasculares devido às suas fontes de fibra e proteínas. Devemos ingerir 1 a 2 porções de nozes.
Um atum fresquinho com sementes de sésamo? É para já!
A nutricionista Iara Rodrigues diz-te passo a passo para confecionares esta receita, e tudo que tens de fazer é clicar neste link.
Pinhões
Recheados de vitamina C e fontes de energia, os pinhões são um dos frutos secos que são benéficos para a alimentação de diabéticos, prevenindo as doenças oculares e ajuda no controle da pressão arterial.
Os pinhões também possuem fontes de ferro, fibras que ajudam na digestão e devem ser consumidos apenas 15 unidades de pinhões nas refeições e nos pré e pós treinos.
Um semifrio de pinhões com chocolate branco calhava mesmo bem num dia de sol não achas?
O chef Francisco Moreira ensina-te a fazer esta receita quantas vezes quiseres, basta clicares neste link.