Estar próximo da natureza traz diversos benefícios para a saúde, tanto a nível mental e emocional como físico!
1 – Redução de stress
Passar mais tempo perto das árvores no bosque ou na floresta alivia a tensão sanguínea e reduz os níveis da hormona causadora do stress, o cortisol, tornando-se, consequentemente, um ótimo instrumento de melhoria da atividade nervosa.
2 – Melhoria da memória
Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Michigan revelou que estar próximo da natureza melhora a memória!
Os dados desta investigação, obtidos através de um teste de memória, ajudaram a concluir que as pessoas estudadas que realizavam caminhadas por zonas arborizadas tinham uma memória mais saudável do que as que tinham por hábito caminhar por áreas urbanas.
3 – Aprimora a concentração
O estado de espírito criado pelo ambiente, de tranquilidade e paz, faz com que a mente entre num estado contemplativo, o que causa uma melhoria na capacidade de concentração.
Um relaxante passeio pela natureza proporciona também a harmonia necessária para eliminar o stress, algo que desconecta o cérebro dos problemas e permite um maior grau de concentração.
4 – Fortalece o sistema imunitário
De acordo com uma investigação realizada pela Universidade de Illinois e liderada por Ming Kuo, estar em contacto com a natureza ajuda e muito o nosso organismo, visto que os ambientes naturais são ricos em agentes biológicos e químicos capazes de melhorar o funcionamento do sistema imunitário!
5 – Ajuda a curar mais depressa!
É verdade! Estar próximo da natureza ajuda no processo de recuperação do corpo em momentos como os de pós-cirurgia, graças à capacidade de espaços ricos em vegetação de atenuar os níveis stress e ansiedade, o que, consequentemente, reduz a pressão arterial, dor e cansaço.
É o que confirma um estudo publicado no “Journal of Alternative and Complementary Medicine”, que analisou pessoas hospedadas em quartos, concluindo que os pacientes que beneficiavam da “companhia” de plantas mostravam-se mais felizes, positivos e satisfeitos.