De acordo com um estudo recente, publicado na “Cancer Research”, exercícios aeróbicos atrasam o crescimento do cancro.
De modo a controlar o progresso do cancro, evitando que o mesmo se espalhe pelo corpo, pode realizar diversos exercícios aeróbicos. Quem o diz é um grupo de investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, num estudo publicado na revista científica “Cancer Research“.
Neste tipo atividade física, é o “oxigénio que estimula o funcionamento do sistema cardiorrespiratório e vascular, e é utilizado para processar energia para os músculos”, afirma o portal “Atlas da Saúde”. Nadar, jogging, andar de bicicleta e caminhar são algumas das atividades que pode realizar.
De modo a realizar esta pesquisa, os especialistas analisaram os dados de cerca de 2.700 pessoas (homens e mulheres), com idades entre os 25 e os 64.
“Devido aos exercícios, particularmente exercícios intensos, células saudáveis são ativadas para exigir mais glicose e outros nutrientes necessários tanto para células saudáveis quanto para células cancerígenas”, explica o médico Rand McClain.
“O resultado é que o crescimento do cancro, particularmente das células que formam metástases, é prejudicado ou impedido substancialmente”, acrescenta.
O especialista menciona ainda que “o exercício parece prevenir o desenvolvimento e crescimento do cancro ao estimular células saudáveis ’exercitadas’ a competir contra as células cancerígenas por energia e nutrientes necessários para a sobrevivência”.
McClain nota ainda que qualquer que seja a forma de atividade física, desde que seja realizada diariamente, com uma duração de entre 20 e 30 minutos, é altamente benéfica.
Sabia que alguns alimentos podem ajudar na luta contra o mau hálito? Leia mais!
Escrito por João Serra