Quantcast
NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Romã: fruta da época , quais os benefícios?

romã

A Romã é um fruto sazonal, típico do Outono, que podemos encontrar disponível em Portugal normalmente entre os meses de Setembro e Dezembro.

Este fruto, para além de saboroso, é repleto de nutrientes essenciais para a saúde. Vamos dar-te a conhecer alguns dos principais benefícios nutricionais da romã.

A romã é uma das fontes mais ricas de antioxidantes, como os polifenóis(antocianinas e taninos), flavonoides, pró-vitamina, carotenoides e vitamina C. Estes compostos ajudam a combater e a reduzir o stress oxidativo e o risco de doenças crónicas, como o cancro e doenças cardiovasculares.

Sabias que uma única romã pode fornecer até 40% da dose diária recomendada de vitamina C ? Esta vitamina é essencial para a saúde do sistema imunológico e da pele, além de contribuir para a formação de colagénio. Mas também é composta por anti-inflamatórios que podem reduzir a inflamação no corpo, ajudando na prevenção de doenças inflamatórias crónicas.

Também as sementes são uma excelente fonte de fibras alimentares, que são cruciais para a saúde digestiva, ajudando a regular o trânsito intestinal e prevenindo a obstipação. Se ainda não adicionaste romãs à tua lista de compras, está na hora de o fazeres.

Desta forma, a romã é um fruto que oferece inúmeros benefícios à nossa saúde. O consumo regular da romã está associado a uma redução do risco de doenças cardíacas, no bom funcionamento da função cerebral, na redução da inflamação no corpo e há ainda estudos que revelam que pode ajudar na prevenção de certos tipos de cancro, como o da próstata e o da mama.

Como usar a romã no dia a dia?

Podes consumir as sementes diretamente, adicioná-las a saladas, iogurtes ou smoothies ou usá-las na água para aromatizar.
O sumo de romã é outra opção popular e versátil que pode ser bebido puro ou usado como ingrediente em diversas receitas, desde molhos até cocktails.

Para melhor ainda mais os benefícios para a saúde, a romã possui um baixo valor energético, cerca de 50kcal por 100g de fruto, sendo por isso uma excelente opção quando integrado num plano alimentar saudável. 

Related posts
DicasLifestyleSaúde

Água da torneira: opção saudável e económica, mas desvalorizada

LifestyleSaúdeSaúde & Bem Estar

A música ajuda a adormecer ou afeta o sono?

LifestyleNutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Efeitos do excesso de açúcar no corpo

LifestyleNutriçãoSaúde & Bem Estar

Mitos e verdades sobre a suplementação alimentar