Quantcast
NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Romã: fruta da época , quais os benefícios?

romã

A Romã é um fruto sazonal, típico do Outono, que podemos encontrar disponível em Portugal normalmente entre os meses de Setembro e Dezembro.

Este fruto, para além de saboroso, é repleto de nutrientes essenciais para a saúde. Vamos dar-te a conhecer alguns dos principais benefícios nutricionais da romã.

A romã é uma das fontes mais ricas de antioxidantes, como os polifenóis(antocianinas e taninos), flavonoides, pró-vitamina, carotenoides e vitamina C. Estes compostos ajudam a combater e a reduzir o stress oxidativo e o risco de doenças crónicas, como o cancro e doenças cardiovasculares.

Sabias que uma única romã pode fornecer até 40% da dose diária recomendada de vitamina C ? Esta vitamina é essencial para a saúde do sistema imunológico e da pele, além de contribuir para a formação de colagénio. Mas também é composta por anti-inflamatórios que podem reduzir a inflamação no corpo, ajudando na prevenção de doenças inflamatórias crónicas.

Também as sementes são uma excelente fonte de fibras alimentares, que são cruciais para a saúde digestiva, ajudando a regular o trânsito intestinal e prevenindo a obstipação. Se ainda não adicionaste romãs à tua lista de compras, está na hora de o fazeres.

Desta forma, a romã é um fruto que oferece inúmeros benefícios à nossa saúde. O consumo regular da romã está associado a uma redução do risco de doenças cardíacas, no bom funcionamento da função cerebral, na redução da inflamação no corpo e há ainda estudos que revelam que pode ajudar na prevenção de certos tipos de cancro, como o da próstata e o da mama.

Como usar a romã no dia a dia?

Podes consumir as sementes diretamente, adicioná-las a saladas, iogurtes ou smoothies ou usá-las na água para aromatizar.
O sumo de romã é outra opção popular e versátil que pode ser bebido puro ou usado como ingrediente em diversas receitas, desde molhos até cocktails.

Para melhor ainda mais os benefícios para a saúde, a romã possui um baixo valor energético, cerca de 50kcal por 100g de fruto, sendo por isso uma excelente opção quando integrado num plano alimentar saudável. 

Related posts
SaúdeSaúde & Bem Estar

Blefarite: como tratar a inflamação das pálpebras

SaúdeSaúde & Bem Estar

Rosácea: mais do que vermelhidão

NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Leite de vaca: 10 benefícios para a saúde

SaúdeSaúde & Bem Estar

Glaucoma: como tratar a doença que pode levar à cegueira