Quantcast
NutriçãoSaúde & Bem Estar

Quais são as vitaminas essenciais para a saúde do seu corpo?

Vitaminas

Saiba quais são as vitaminas de que o seu organismo precisa, bem como quais as funções de cada uma.

O que são estes componentes essenciais para o funcionamento regular do organismo? São compostos orgânicos obrigatórios à manutenção da saúde humana e ao crescimento normal do corpo, sendo que a ausência destas substâncias significa o comprometimento de funções básicas do organismo e consequências graves para a saúde.

Apesar da existência de suplementos, o principal “veículo” de vitaminas para o corpo é a alimentação, tornando uma dieta equilibrada e cuidada algo fulcral para a manutenção eficaz do corpo humano. Curiosamente, o nosso organismo apenas necessita destes compostos em quantidades mínimas.

Mas que tipos de vitaminas existem? E que função tem cada uma delas? 

Estas substâncias distinguem-se entre lipossolúveis (A, D, E e K) e hidrossolúveis (restantes).

Vitamina A

A Vitamina A mantém a saúde da visão, da pele e da função reprodutora, tendo igualmente um papel antioxidante.

Óleo de peixe, fígado, leite, vegetais de folha verde, batata doce e cenouras são alguns dos principais alimentos ricos em Vitamina A.

Vitamina C

Passando para a Vitamina C, esta é essencial para o funcionamento normal das células, sendo ainda um potente estimulador da absorção de ferro, tornando-se relevante em qualquer dieta, mas nomeadamente nas vegetarianas e vegan.

Frutos como o kiwi, a papaia, ou verduras como o brócolo ou couve-galega são ótimas fontes de Vitamina C.

Vitamina D

A Vitamina D trata da manutenção da imunidade, bem como do crescimento celular, da absorção de minerais, como o cálcio e o fosfato. É também uma vitamina com um forte poder antioxidante.

Apesar da ingestão de alguns alimentos, como peixe ou ovo, ser uma forma eficaz de obter Vitamina D, esta é conhecida como a “vitamina do sol” por alguma razão! Exposição solar é a melhor maneira de preencher os requisitos.

Vitamina E

A Vitamina E é também um importante antioxidante do organismo, dado que interrompe as reações em cadeia provocadas pelas moléculas radicais livres.

O azeite, os frutos secos e cereais são exemplos de comidas com forte teor deste composto orgânico.

Vitamina K

A Vitamina K é uma das mais “atarefadas” no nosso corpo! Para além de ser essencial ao funcionamento de várias proteínas envolvidas na coagulação sanguínea, é também relevante na formação óssea.

Vegetais de folha verde escura, fígado, azeite e outras gorduras são fontes alimentares de Vitamina K.

Vitaminas B3, B5, B6, B8, B9 e B12.

Dentro do complexo vitamínico B, a Vitamina B3, ou Niacina, é importante para a produção de energia e para o funcionamento regular do sistema nervoso, podendo ser produzida pelo próprio organismo, sem necessitar de alimentação específica, através de um aminoácido chamado triptofano.

O amendoim é, no entanto, um alimento rico nesta substância.

A Vitamina B5, ou Ácido Pantoténico, encontra-se amplamente distribuída na nossa alimentação, pelo que um défice da mesma é algo extremamente raro.

A Vitamina B6, ou Piridoxina, é uma das “trabalhadoras” responsáveis por formar glóbulos vermelhos e células nervosas, sendo que a ausência isolada da mesma é algo raro, fazendo normalmente parte (quando acontece) de um défice geral de Vitamina B, muitas vezes causado por consumo excessivo de álcool.

A Vitamina B8, também conhecida como Biotina, ajuda na produção de serotonina, o que regula o nosso sono e apetite, estando presente num leque diversificado de alimentos.

Já a Vitamina B9, ou Ácido Fólico, serve como “intermediário” em várias reações metabólicas do nosso corpo, sendo uma forte aliada em períodos como a gravidez e o desenvolvimento do feto.

Espargos, espinafres, salsa, beterraba, entre outros, são ótimas fontes deste composto.

Em casos mais específicos, para obter quantidades mais apropriadas desta vitamina, deve focar-se em alimentos fortificados, como cereais de pequeno-almoço fortificados com ácido fólico, por exemplo.

Por último, a Vitamina B12, uma das mais “famosas”, é produzida na natureza apenas por microorganismos. As bactérias intestinais do intestino grosso do ser humano produzem esta vitamina, alcançando, no entanto, doses insuficientes para absorção normal da mesma.

Carnes, leite e ovos são os principais fornecedores de Vitamina B12, sendo que alimentos de origem vegetal não contém este composto. Pessoas que adotam uma dieta vegetariana ou vegan devem ter particular atenção a um potencial défice deste composto. Se for o seu caso, procure alimentos fortificados, como bebidas de soja ou arroz, tofu ou seitan que tenham esta particularidade indicada no rótulo. 

Related posts
NutriçãoSaúde & Bem Estar

Benefícios dos alimentos ricos em ómega 3

NutriçãoSaúde & Bem Estar

Golden Milk: uma bebida milenar benéfica para o teu organismo

Saúde & Bem EstarSaúde Mental

Ansiedade: identifica os sintomas e descobre como prevenir

SaúdeSaúde & Bem Estar

Ácido úrico elevado: o que é, sintomas e causas