Como a menopausa afeta as mulheres no local de trabalho? As mulheres na idade da menopausa, regra geral entre os 45/55 anos, representam atualmente uma parte significativa da força de trabalho.
Mulheres e menopausa – Estudo Michael Page
Em Portugal, as mulheres representam 50% da população ativa, metade da força total empregada em Portugal, com mais de 2,4 milhões de mulheres, sendo um dos países da União Europeia em que o emprego das mulheres é mais elevado.
Ainda de acordo com uma recente análise, cerca de 22% das mulheres afirma mesmo já ter ponderado alterar a sua situação profissional devido aos sintomas.
Porém, um estudo da Michael Page no Reino Unido revelou que 3 em cada 5 pessoas que passam pela menopausa experimentam efeitos negativos no trabalho. Contudo, os efeitos mais comuns, distúrbios de sono, diminuição da concentração, mudanças de humor e aumento de ansiedade. Mas esta enorme perda de potencial tem impacto tanto para as mulheres na sua vida pessoal e profissional como para os seus empregadores.
Os trabalhadores mais velhos representam uma fonte negligenciada de talento que as empresas já não se podem dar ao luxo de ignorar. Garantir que as mulheres não abandonam o trabalho ou reduzem as horas de trabalho devido à menopausa é agora mais importante do que nunca, e o debate sobre o tema tornou-se crucial. Os empregadores podem apoiar mais os seus colaboradores, para aumentar a retenção de talento e manter uma forte progressão na carreira durante a menopausa, dando-lhes mais proteção”.
“Se as organizações estiverem bem informadas sobre a menopausa e disporem de sistemas de apoio em funcionamento, poderão ajudar os colaboradores a gerir esta enorme mudança nas suas vidas e a diminuir o impacto no seu trabalho enquanto durarem os sintomas.– refere Silvia Nunes, Diretora na Michael Page
Mulheres no trabalho
Acontece que, esta é também uma faixa etária em que começam a surgir alguns dos sintomas e desconfortos físicos. Dores de cabeça, ondas de calor, cansaço generalizado ou mudanças de humor são alguns dos inconvenientes que podem afetar as mulheres. O que pode causar muitos transtornos no trabalho e, concretamente, no desempenho das profissionais, nas oportunidades de trabalho ou até na sua progressão na carreira.
Entre as várias medidas e práticas que algumas empresas já estão a adoptar, destacam-se o aconselhamento físico e emocional, informação específica (workshops, sessões), benefícios de saúde, como seguro e apoio psicológico, formatos híbridos ou remotos de trabalho, flexibilidade, melhores condições de espaço e equipamentos no local de trabalho (ventilação, iluminação, mobiliário, entre outros), e vestuário adequado.
O que é a menopausa?
A menopausa define-se como a última menstruação, confirmada após 12 meses consecutivos de amenorreia, sendo esta devida à paragem definitiva do funcionamento do ovário. Trata-se de um processo biológico natural e perfeitamente normal da vida da mulher. Este período assinala o fim da fertilidade e tem duração variável de mulher para mulher, caracterizando-se por alterações no ciclo menstrual e por sintomas típicos.