Quantcast
AutomóveisDicas

Alugar carro para as férias: cuidados a ter

Alugar carro para as férias

Aqui vais encontrar tudo o que precisas de saber antes de alugar carro para as férias!

Com o verão aí, as famílias começam a fazer os preparativos para as férias de verão que se aproximam. Ao preparar uma viagem, entre muitas outras questões, como o alojamento, o destino e as atividades, está a forma como nos vamos deslocar de um lado para o outro. Alugar carro para as férias é cada vez mais comum, pois ter um carro à disposição, sem nos preocuparmos com os horários restritos de transporte público ou depender de táxis caros, é um alívio e uma liberdade completamente diferente. Para não falar, obviamente do conforto.

A grande questão que se coloca são os cuidados a ter na hora de alugar carro para as férias, isto porque, há algumas coisas importantes a ter em conta

#1. Pesquisar por rent-a-car:

Existem três sites vantajosos para procurar um aluguer de automóvel: Rentalcars (serviço ótimo), Auto Europe e Economyrentalcars (excelentes preços).

Dica: Opta por um carro económico (a gasolina/gasóleo) vai sair da tua carteira; Após utilização do carro, entrega-o com o depósito cheio. Assim, evita que a empresa obrigue a pagar o combustível consoante o preçário deles, que é sempre mais caro do que as estações de serviço; Atenção ainda à quilometragem limitada e evita este tipo de serviço, para que possas estar à vontade!

#2. Seguros

A maior dor de cabeça e preocupação de quem aluga um carro. O aluguer de carros para férias contempla sempre um seguro obrigatório e de responsabilidade civil (contra terceiros). No entanto, é importante verificar sempre as condições do seguro, para que possas estar protegido! Pelo sim pelo não, opta por um seguro completo ou por seguros complementares que te protejam contra roubos, vidros partidos, pneus furados.

#3. Verifica o carro antes e depois da entrega

Verifica o estado de conservação do veículo, para garantir que não existem danos ou anomalias no exterior ou interior do carro. Fotografa sempre os carros, antes e depois do aluguer, como provas de que o veículo foi entregue e devolvido nas condições estabelecidas, pois caso não seja registado algum dano anterior, a empresa pode acusar-te de danos que não foram feitos por ti. Mais vale prevenir do que remediar!

#4. Cauções e modalidades de pagamento

Para escolher qual é a melhor opção para alugar carro nas férias, não te esqueças de analisar antes as modalidades da caução (valores a pagar e prazos), as condições de cancelamento da reserva (uma vez que podem acontecer imprevistos e os planos podem mudar) e as penalizações definidas pela plataforma de aluguer em causa.

Por último: Ler bem o contrato e as letras pequenas antes de assinar qualquer documento, é extremamente importante para te protegeres de qualquer irregularidade.
Faz ainda uma checklist de tudo o que precisas antes de iniciar viagem!

Related posts
AutomóveisCódigo da Estrada

Multas de estacionamento: quanto tens de pagar quando deixas o carro mal estacionado?

AutomóveisCarros ElétricosCódigo da Estrada

Bicicletas e trotinetes: Regras e boas práticas de circulação

AutomóveisCódigo da Estrada

Sinais H46 e H47: afinal, o que significam estes sinais?

AutomóveisManutenção

Motor gripado: o que é?