Quantcast
AutomóveisDicasManutenção

Quando substituir o filtro de ar?

Quando substituir o filtro de ar?

Os filtros de ar são um componente essencial do motor de qualquer veículo. Ajudam a manter o motor a funcionar de forma suave e eficiente, filtrando a sujidade, o pó e outros contaminantes do ar que entra no motor. Mas o que é exatamente e como sabes quando é altura de substituir o filtro de ar? Neste artigo, vamos responder-te a estas perguntas.

Um filtro de ar é um dispositivo que é normalmente feito de papel, espuma ou algodão e é concebido para capturar e prender sujidade, pó e outros detritos que podem entrar no motor. O filtro está localizado no sistema de admissão de ar do motor e funciona para evitar que esses contaminantes entrem no motor, onde podem causar danos.

Um motor precisa de duas coisas para funcionar: combustível e ar. O ar que o motor absorve tem de passar previamente pelo filtro de ar. Então, este impede que a sujidade e outras partículas entrem no motor, deixando passar o ar limpo. 

Com que frequência deves substituir o filtro de ar? 

Com o tempo, os filtros de ar podem ficar obstruídos com sujidade e detritos, o que pode reduzir a sua eficácia e fazer com que o motor funcione de forma menos eficiente. 

Regra geral, recomenda-se que mudes o teu filtro de ar a cada 20 mil Kms, ou a cada dois anos. No entanto, se conduzes frequentemente em condições de pó ou sujidade, deves mudá-lo com maior frequência.

Para além de reduzir o desempenho do motor, um filtro de ar sujo também pode causar outros problemas, como a diminuição da eficiência do combustível, a redução da aceleração e o aumento das emissões. Caso verifiques algum destes sintomas, é boa ideia mandar verificar o filtro e substituí-lo, se necessário.

Como substitui-lo?

A substituição deste elemento é uma das mais simples ações de reparação e manutenção que são realizadas no veículo. Mesmo sem conhecimento especial e habilidades, este procedimento leva apenas 10 minutos e pode ser feito por si.

  • Compra o novo filtro

Descobrir qual o filtro de ar a comprar para o seu carro é fácil. Em primeiro lugar, pode consultar o manual do proprietário, mas, sejamos realistas, é provável que se esqueça de o fazer. 

  • Desliga o motor e abre o capô do carro e localiza a caixa do filtro de ar. 

É a caixa de plástico preta que se encontra em cima ou ao lado do motor. A caixa do filtro tem normalmente uma mangueira gigante a sair do seu lado.

Consulta o manual do proprietário do seu carro para obter mais informações sobre a localização do filtro de ar.

  • Abre a caixa do filtro de ar

Usa uma chave de fenda ou uma chave de boca para remover a tampa da caixa do filtro.

  • Remove o filtro antigo

O filtro de ar antigo geralmente é preso na caixa com clipes ou parafusos. Usa uma chave de fenda ou uma chave de boca para remover o filtro antigo.

  • Verifica o filtro antigo. 

Dê uma vista de olhos ao seu filtro antigo para ver se já passou do seu tempo. Veja o interior das dobras. Vê muita sujidade e lixo? É altura de o substituir.

  • Coloca o novo filtro

Insire o novo filtro na caixa. Certifica-te de que o filtro esteja posicionado corretamente.

  • Recoloca a tampa

Tal como retirou a tampa da caixa do filtro, volta a colocá-la e prenda-a com a chave de fenda ou a chave de boca.

  • Fecha o capô do carro

Nunca limpes o filtro de ar

Limpá-lo com um soprador de pressão de ar é uma prática comum entre os aficionados de mecânica. No entanto, especialistas recomendam evitar a limpeza, dado que esta permite apenas retirar as partículas de pó que estão soltas, mas não as retidas na fibra de papel. É impossível remover estas últimas sem danificar o filtro.

Como a limpeza superficial é insignificante, é preciso trocar o filtro de ar quando estiver sujo e, assim, contribuir para o bom desempenho do motor evitando complicações mais sérias.

Related posts
AutomóveisEventos

Carro do ano 2024: os finalistas

AutomóveisDicasManutenção

Como poupar na manutenção do carro?

AutomóveisManutenção

Avarias graves: o que fazer para evitar?

AutomóveisDicasManutenção

Carro parado? Vê quais os cuidados a ter