Quantcast
CulturaCultura & ViagensViagens

Couchsurfing – Uma experiência única

Couchsurfing

Sabes como funciona o couchsurfing? Então vamos por partes:
E se a tua próxima viagem incluísse uma estadia grátis no sofá de alguém? Vê aqui dicas de como podes viajar de forma sustentável!
Sim, é isso mesmo. Esta aventura ‘’couchsurfing’’ é feita através de uma plataforma online, onde as pessoas registam-se e oferecem o sofá para os viajantes passarem a noite.

A plataforma couchsurfing.org surgiu em 2004 e funciona como uma espécie de rede social, com uma comunidade global de 14 milhões de pessoas em mais de 200.000 cidades. Esta plataforma estabelece contato entre os viajantes – que procuram um lugar para ficar – e os residentes – que oferecem disponibilidade para os receber.

Couchsurfing – Espírito aventureiro para viajar

Esta experiência não é para todos. Se gostas do teu espaço e privacidade, esta viagem não é para ti, pois a ideia é mesmo ficares hospedado num sofá na casa de alguém.
Por outro lado, se gostas de companhia de outras pessoas, de conviver, conversar e partilhar experiências, tendo muito interesse em conhecer pessoas novas e procurar novas aprendizagens, e não te importas de todo de dormir no sofá, esta aventura é para ti! E vice-versa!  Ao receberes em casa pessoas com o mesmo perfil que tu, terás a possibilidade de viver experiências multiculturais enriquecedoras, mesmo sem viajar.

Couchsurfing – Os valores mais importantes 

É importante lembrar que os valores e as experiências podem variar bastante dependendo dos anfitriões e dos viajantes que se envolvem nesta experiência.

#1. O Couchsurfing valoriza a troca cultural entre os viajantes e os anfitriões. A ideia é que, ao se hospedar com um anfitrião local, os viajantes tenham a oportunidade de experimentar a cultura e o estilo de vida local de uma forma mais profunda e autêntica.
Parte do valor do Couchsurfing é a oportunidade de compartilhar experiências e histórias com pessoas de diferentes origens culturais.

#2. Os anfitriões oferecem estadia gratuitamente, enquanto os viajantes também podem retribuir de várias formas, através de um presente, ou até fazer uma refeição e mostrar um pouco da cultura e gastronomia do país de origem.

#3. O Couchsurfing é construído com base na confiança mútua. Os membros confiam uns nos outros para oferecer estadias seguras e respeitar as regras do Couchsurfing.

#4. O respeito mútuo é essencial. Os anfitriões esperam que os viajantes sejam responsáveis e que respeitem as regras, enquanto que os viajantes também esperam que os anfitriões os recebam com hospitalidade.Tanto os viajantes como os anfitriões devem assumir a responsabilidade das suas ações e decisões.

Antes de avançar com a viagem, é fundamental seguir algumas medidas que possam ditar o sucesso da aventura. A plataforma oferece recursos para verificar perfis, avaliações e recomendações, por isso se te sentes confortável com a tua escolha, prepara a mala e parte à aventura!

Related posts
Cultura & ViagensViagens

Férias românticas na Europa: 10 destinos para viagens a dois

Cultura & ViagensViagens

20 melhores praias de Portugal para visitar este verão

Cultura & ViagensViagens

Aldeias e vilas de Portugal para visitar neste verão

Cultura & ViagensViagens

Férias românticas em Portugal: 10 destinos memoráveis