Quantcast
CulturaCultura & ViagensViagens

O que fazer em Sintra?

O que fazer em sintra

Uma das vilas mais belas de Portugal inteiro, Sintra é “palco” de diversos locais enigmáticos e perfeitos para visitar!

Um local ideal e obrigatório para quem procura experienciar a sensação de mistério que rodeia Sintra é a Quinta da Regaleira. Mandada construir por António Carvalho Monteiro no início do século XX, alia elementos renascentistas, góticos e renascintas a simbologia esotérica.

Desde a popular escadaria em espiral à Capela da Santíssima Trindade, esta icónica quinta esconde muitos segredos no meio da imensa vegetação!

Depois de uma pequena volta pela natureza que abraça Sintra, pode sempre passar pelo Palácio Nacional de Sintra, residência da família real portuguesa desde o século XII.

Com origens árabes, este vistoso palácio “inclui” diversos estilos, desde o gótico ao manuelino, bem como vários pontos a observar, como as salas dos Cisnes, dos Brasões e das Pegas ou as suas grandes chaminés!

Com tanto andar, uma pessoa fica cheia de fome! Com isso em mente, deverá visitar um dos cafés mais acolhedores de Sintra: o Café Saudade.

Fazendo jus ao nome (dado que só pensamos em lá voltar!), este local é a “casa” de scones gigantes, torradas em pão de passa e parfaits de iogurte, tudo complementado pelo estilo clássico de uma antiga fábrica de queijadas,.

Imaginemos que nenhuma destas sugestões é o que procura. O Palácio Nacional da Pena é impossível resistir!

Expoente máximo do que a arquitetura sintrense (e portuguesa) tem a oferecer, este monumento de revivalismo romântico, que pisa o Monte da Lua, no topo da Serra de Sintra, parece um palácio saído da Disney!

Incríveis pinturas e murais e a Capela do Monge são alguns dos pontos de interesse desta construção de contos de fadas.

Talvez deseje uma visita a um lugar menos “monumental”, mas de igual relevância histórica. O Palácio Valenças é o local ideal!

O coração de Sintra acolhe este espetacular edifício de arquitetura revivalista, outrora residência do conde de Valenças e atual localização do Arquivo Municipal de Sintra, tendo também servido como biblioteca municipal. 

Este local não se fica pela beleza arquitetónica, sendo ainda palco de diversos mistérios, como o do fantasma de Palmira, uma antiga criada do conde que se terá suicidado devido a um amor impossível!

E se procura ainda viver um verdadeiro conto de fadas, passe pelo Chalet e Jardim Condessa d’Edla, um local mágico e encantado onde este membro da nobreza (que dá o nome ao edifício!) viveu a sua história de amor com o rei D. Fernando II.

Se quiser antes algo mais natural, a Aldeia da Praia pode ser o local que procura! 

Situada nos terrenos da antiga colónia de férias da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, esta grande atração do verão sintrense conta com um espaço para fazer campismo ou glamping, uma mercearia e zonas de restauração, bem como diversas atividades, desde surf e excursões, a yoga e música ao vivo!

Se o contacto com a natureza que procura vem de um desejo de caminhar, largando ideais como acampamentos ou estadias, então a Serra de Sintra, estendida por cerca de 10km, é o local ideal para dar uma volta e apreciar a vegetação local!

Estando com paciência para uma “leve” subida, passe pela Cruz Alta, o ponto mais alto da serra, que fica a 529 metros de altitude!

No fim da caminhada pela Serra de Sintra, está o famoso Cabo da Roca, o ponto mais ocidental de Portugal e da Europa continental!

Situado na freguesia de Colares, este ponto de interesse promete cortar a respiração a qualquer um, com uma vista incrível para o mar, um contacto inigualável com a natureza e um monumental farol a 165 metros acima do nível do mar, construído em 1722!

Para acabar o dia em grande, merece um jantar delicioso! Dê uma vista de olhos na saborosa ementa do Tira-Tapas, uma petiscaria tradicional portuguesa, com tudo caseiro!

Cogumelos à Bulhão Pato com três tipos de cogumelos, morcela com ananás e mel e as clássicas moelas são alguns dos sabores que “tem pela frente”!

Estas são apenas algumas das maravilhas que Sintra tem a oferecer, pelo que deve sempre voltar e experimentar mais de uma das vilas mais belas do território português!

Related posts
Cultura & ViagensViagens

4 Escapadinhas de primavera

Cultura & ViagensViagens

15 regiões mais bonitas de Portugal: para fugir às grandes cidades

CinemaCultura & ViagensFilmes

Salas de cinema: Estreias de fevereiro de 2024

CinemaCultura & ViagensFilmesSéries

Lançamentos nas plataformas de streaming para 2024