Início » Finanças » Cancelar um débito direto: Saiba como
Finanças Nacional

Cancelar um débito direto: Saiba como

como cancelar débito directo

Sabia que existem três formas de cancelar um débito direto? Apesar de ser particularmente útil para que não falhemos prazos de pagamento de despesas como a água, a eletricidade ou os serviços de streaming, a verdade é que pode sempre cancelá-lo em qualquer momento através do multibanco, do homebanking ou num balcão bancário.

Vejamos em que consiste cada uma delas. 

Formas de cancelar um débito direto

  • Cancelar débito direto no multibanco

É a forma preferida dos consumidores devido à sua simplicidade e comodidade. Para fazê-lo só tem que dirigir-se a uma caixa multibanco, introduzir o seu cartão e respetivo código PIN e proceder da seguinte forma:

  1. Selecione a opção “débitos diretos” no menu do lado direito;
  2. De seguida, irá aparecer no ecrã a lista com as autorizações de débito direto que estão ativas identificadas por um número e pelo nome da entidade credora. De modo a cancelar um dos débitos diretos que lhe são mostrados, apenas terá que selecionar a opção “cancelamento de autorização”;
  3. Posteriormente, apenas terá que confirmar o cancelamento e esperar a emissão do talão relativo a esta operação. Esse talão serve de comprovativo e tem a identificação da autorização do débito direto e a data a partir da qual foi cancelada.
  • Cancelar débito direto no homebanking

Para além do multibanco, também poderá cancelar o débito direto no homebanking ou na app do seu banco.

Ainda que os procedimentos para o cancelamento através do homebanking possam variar de banco para banco, por norma este tipo de operações deve acontecer da seguinte forma:

  1. Aceda à página do seu homebanking ou entre na aplicação e faça a autenticação com as suas credenciais.
  2. No menu, procure uma opção que seja relativa a transferências e pagamentos e selecione-a;
  3. Seguidamente deverá aparecer uma opção que diz “débitos diretos”. Selecione-a;
  4. Posteriormente, ser-lhe-á apresentada uma listagem de todas as informações relativas aos débitos diretos que tem atualmente autorizados, assim como daqueles que já estão inativos;
  5. Chegado a este ponto, apenas terá que selecionar o débito direto que quer cancelar e escolhendo a opção “inativar” ou “cancelar”.
  6. Uma vez concluído este processo, é normal que o seu banco lhe peça uma validação de segurança, como por exemplo um código que recebe por SMS, de modo a concluir a operação e confirmar que quer cancelar o débito direto.
  • Cancelar num balcão

Por último, se sentir alguma dificuldade numa das duas opções que lhe apresentamos anteriormente, resta-lhe dirigir-se a um balcão do seu banco para levara a cabo a operação de cancelamento.

Apesar de, por si só, cancelar um débito direto não oferecer qualquer tipo de problema, convém sempre informar a entidade credora da sua intenção de cancelamento sob pena de entrar em incumprimento com o contrato estabelecido entre ambos.

Caso entenda que deve cancelar devido a comportamento inadequado do seu prestador de serviços de pagamento, pode e deve apresentar uma reclamação junto do Banco de Portugal.

Publicidade


Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function WP_Optimize() in /var/www/vhosts/magnetikalchemy.com/httpdocs/wp-content/plugins/wp-optimize/cache/file-based-page-cache-functions.php:191 Stack trace: #0 [internal function]: wpo_cache('<!DOCTYPE html>...', 9) #1 /var/www/vhosts/magnetikalchemy.com/httpdocs/wp-includes/functions.php(5107): ob_end_flush() #2 /var/www/vhosts/magnetikalchemy.com/httpdocs/wp-includes/class-wp-hook.php(303): wp_ob_end_flush_all('') #3 /var/www/vhosts/magnetikalchemy.com/httpdocs/wp-includes/class-wp-hook.php(327): WP_Hook->apply_filters('', Array) #4 /var/www/vhosts/magnetikalchemy.com/httpdocs/wp-includes/plugin.php(470): WP_Hook->do_action(Array) #5 /var/www/vhosts/magnetikalchemy.com/httpdocs/wp-includes/load.php(1097): do_action('shutdown') #6 [internal function]: shutdown_action_hook() #7 {main} thrown in /var/www/vhosts/magnetikalchemy.com/httpdocs/wp-content/plugins/wp-optimize/cache/file-based-page-cache-functions.php on line 191