Quantcast
CarreiraFormação & Carreira

Anúncios de emprego falsos? Conheça os sinais de alerta

Anúncio de emprego

Vamos indicar-lhe os principais sinais de alerta a que deve estar atento quando está à procura de emprego.

É cada vez mais frequente encontrar anúncios de emprego falsos na internet. Na procura de emprego é necessário ter atenção a alguns detalhes para aprender a detetar estes anúncios e evitar ser enganado.

  • Condições demasiado boas

É razão para desconfiar quando as condições parecem não ser compatíveis com o nível e a exigência das funções do trabalho. Não se deixe enganar por ofertas que prometem uma remuneração acima da média por poucas horas de trabalho.

  • Garantia de emprego

É de desconfiar que alguma empresa esteja disposta a contratar sem primeiro tentar conhecer o candidato. Não acredite em vagas que prometem contratá-lo mal responde ao anúncio. O mais certo é ter de ser entrevistado antes de isso ser considerado.

  • Quase nenhuma informação

Outra razão que o deve levar a desconfiar da oferta é o facto de o anúncio ser demasiado vago. Não dê importância a anúncios que não indicam a localização geografia, o tipo de funções ou que não exijam competências ou requisitos.

  • Necessidade de pagamento para avançar

Uma vaga que exige algum tipo de pagamento para avançar para a próxima fase de recrutamento deve ser sempre um sinal de alerta. Esteja atento a este esquema. Nunca pague para conseguir ficar com uma vaga de emprego, mesmo que digam que o valor é para os custos da formação.

  • Falta de cuidado na escrita do anúncio

Erros ortográficos ou anúncios sem sentido devem deixá-lo em estado de alerta em relação à veracidade do anúncio. As empresas que partilham ofertas de emprego verdadeiras têm geralmente o cuidado de apresentar o anúncio bem escrito.

  • Pedido de informações confidenciais 

Nenhum anúncio de emprego que não seja falso deve exigir informações confidenciais como o número da conta bancária ou cópia do documento de identidade.

  • Receber ofertas no email sem se ter candidatado

Não é comum receber ofertas de emprego verdadeiras por email. Se receber alguma esteja atento ao email que utilizaram para enviar o email e verifique se é o email oficial da empresa. Se não conhecer a origem tenha o cuidado de nunca clicar em links uma vez que se pode tratar de um esquema de phishing.

  • Remuneração em troca de falsos questionários

É frequente encontrar este género de ofertas de emprego na internet. Mas esteja atento. O mais certo é que lhe peçam um pagamento antecipadamente. Pagamento esse que como já deve ter adivinhado não lhe será devolvido.

Sabemos que o desemprego a longo prazo pode levar as pessoas a serem menos cuidadosas na procura de emprego. Mas lembre-se de que mais importante do que encontrar um trabalhe é evitar esquemas que o possam fazer perder dinheiro ou fornecer informações confidenciais. É importante que faça a sua pesquisa em portais de emprego ou sites reconhecidos de modo a não fornecer as suas informações pessoais a sites falsos. Para se precaver é essencial que esteja atento a todos os sinais de alerta.

Subscreva para receber o mais recente conteúdo sobre formação, carreira e campanhas especiais.

Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Contrato de trabalho a termo certo: quantas vezes pode ser renovado

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Horário laboral: tudo o que precisas de saber

CarreiraFormação & Carreira

Como pedir o registo criminal?

CursosFormação & CarreiraNotícias

Cheque Formação + Digital: como pedir o apoio de 750 euros