Quantcast
CarreiraFormação & Carreira

Desemprego de longa duração: dicas para voltar ao trabalho!

Desemprego

Se está em situação de desemprego de longa duração, ou seja, em situação de desemprego há 12 meses ou mais, não perca as nossas dicas. Vamos ajudá-lo a regressar ao trabalho com confiança.

À medida que a duração do desemprego vai crescendo, a ansiedade e o nervosismo aumentam. Voltar ao mundo do trabalho depois de alguns meses parece uma tarefa impossível.

Faça uma pesquisa e atualize-se

Se já está sem emprego há algum tempo é importante que se tente informar em relação às tendências atuais do mundo do trabalho.

O que é que os empregadores valorizam atualmente? Que competências procuram? Quais são as áreas com mais oferta de empregos?

Defina aquilo que procura

A não ser que esteja numa situação de instabilidade financeira, tente compreender aquilo que procura ou não num posto de trabalho. Concentre-se apenas nos empregos que se enquadram nas suas preferências. Definas a suas competências, os seus interesses e procure identificar as capacidades que desenvolveu no seu último trabalho.

Atualize o seu currículo

Esta dica é bastante básica. Se o seu currículo já é antigo, deve atualizá-lo com informação relevante. Outra sugestão é que adeque o currículo à oferta a que se está a candidatar. Uma carta de apresentação que demonstre o seu interesse em regressar ao mundo laboral pode ser uma mais-valia. Mostre que apesar de estar desempregado há algum tempo continua motivado.

Crie um perfil no linkedin

Nos dias de hoje é essencial ter um perfil completo e atualizado no linkedin. Lembre-se de que se quer ser notado no linkedin é importante que enriqueça o seu perfil com publicações que o valorizem como um profissional competente.

Além de ser mais fácil ser encontrado através do linkedin pode aproveitar para procurar anúncios de emprego através da plataforma.

Comece a criar uma rede de contactos

Certamente já ouviu falar na importância do networking. Através de uma rede de contactos profissionais forte é mais fácil sair de uma situação de desemprego de longa duração. Estabeleça relações com profissionais da sua área. Faça comentários ou crie publicações relevantes de forma a ser mais facilmente reconhecido por possíveis empregadores.

Procure formações gratuitas

Sabemos que para um desempregado nem sempre á fácil ter orçamento para atividades que melhorem as competências e qualificações. Como alternativa pode ser útil procurar formações gratuitas. Procure workshops grátis no linkedin ou esteja atento às formações do IEFP.

Torne-se um trabalhador independente

Tente rentabilizar alguma das suas habilidades. Se acha que tem a resiliência necessária, dedique-se à criação de um negócio próprio, nem que seja temporariamente. Se encontrar mais tarde uma oferta de emprego irresistível nada o impede de aceitar a proposta.

Trabalhe nas suas competências

O tempo livre pode aproveitar para desenvolver as suas competências antes de investir em postos de trabalho mais permanentes. Estude, atualize alguns conhecimentos e aproveite para explorar diferentes áreas. Atualmente, ter competências a nível informático abre muitas portas.

Outra forma de se preparar para conquistar mais facilmente o trabalho que deseja é, por exemplo, desenvolver um portefólio caso a sua área de atuação peça um.

Subscreva para receber o mais recente conteúdo sobre formação, carreira e campanhas especiais.

Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Viajar em trabalho: direitos e deveres

Bem-Estar no trabalhoFormação & Carreira

Síndrome pós-férias: como evitar?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

1 de maio: Direitos fundamentais dos trabalhadores

EmpreendedorismoFormação & Carreira

Informação Empresarial Simplificada: O que é esta declaração?