Quantcast
CarreiraFormação & Carreira

Emprego sem experiência: veja estas dicas

Emprego sem experiência

Como é que me posso candidatar a um emprego se não tenho experiência de trabalho? Se está agora a entrar no mercado de trabalho é provável que está pergunta já tenha passado pela sua cabeça. Pode parecer complicado conseguir um emprego sem ter trabalhado antes, mas existem formas de se destacar mesmo sem ter experiência de trabalho prévia. Veja as nossas dicas para conseguir um emprego mesmo sem experiência.

  • Identifique as suas principais competências

Apesar de não ter experiência de trabalho propriamente dita a verdade é que provavelmente já teve oportunidade de adquirir diferentes competências ao longo do seu percurso. Identifique as suas principais competências pessoais. As chamadas softskills, como a capacidade de organização e o trabalho em equipa são muitas vezes valorizadas nas candidaturas. 

  • Procure oportunidades junto de pessoas conhecidas

Uma rede de contactos forte pode ser o primeiro passo na sua vida profissional. Fale com os seus conhecidos e mostre o seu interesse em começar a trabalhar. Ainda que não estejam à procura de alguém, podem abrir uma exceção para si.

O LinkedIn é a plataforma ideal para quem pretende estabelecer uma rede de contactos profissional, divulgar o currículo e procurar novas oportunidades.

  • Envie candidaturas espontâneas

Não se preocupe apenas em responder a anúncios de emprego. Seja proativo e garanta das suas próprias oportunidades. Não perde nada em enviar candidaturas espontâneas a alguns lugares onde se vê a trabalhar. Mostrar interesse pode ser a porta de entrada. Comece por fazer uma lista com empresas na sua cidade que parecem interessantes e envie alguns emails a apresentar-se como candidato a uma vaga de emprego.

  • Comece a trabalhar como freelancer 

Outra alternativa é começar a trabalhar como freelancer. Utilize as redes sociais para promover o seu trabalho e comece a trabalhar por conta própria. Além de poder criar os seus próprios horários, ganha experiência e tem oportunidades de alagar a sua rede de contactos.

  • Identifique experiências relevantes

Não é só a experiência profissional que conta. Outras experiências relevantes podem e devem ser mencionadas nas candidaturas. Faça uma reflexão sobre os projetos em que participou na universidade ou na sua localidade e use-as a seu favor.

Os cursos e workshops que frequentou são sempre uma mais-valia. Não se esqueça de os acrescentar ao seu currículo.

  • Procure estágios profissionais

Se mesmo depois de ter seguido as dicas anteriores não conseguir um emprego há sempre a possibilidade de procurar um estagio profissional. Depois do estágio, se a empresa gostar do seu trabalho e houver oportunidade pode mesmo passar a ser parte integrante da equipa. Mesmo que isso não aconteça, ganha experiência em ambiente de trabalho. 

Os estágios profissionais alem de serem remunerados são uma excelente forma de melhorar o currículo e evitar espaços temporais vazios no percurso profissional.

  • Candidate-se a vagas onde a experiência profissional não é um requisito

Não são tão comuns, mas existem empresas que estão preparadas para formar os novos colaboradores e que não se preocupam, por isso, com a experiência prévia dos candidatos. Faça uma pesquisa e candidate-se.

Related posts
Bem-Estar no trabalhoEmpreendedorismoFormação & Carreira

Bem-estar financeiro dos colaboradores

Formação & CarreiraNotícias

Estágios Ativar.pt: Candidaturas abertas para jovens desempregados

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Ajudas de custo: o que diz a lei e quais os valores?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Viajar em trabalho: direitos e deveres