Quantcast
CarreiraFormação & Carreira

Recursos Humanos: Tendências 2023

recursos humanos

Atrair e conseguir reter os candidatos ideais requer alguma perícia da parte dos Recursos Humanos. Para atingir os objetivos pretendidos é essencial acompanhar a evolução do mercado e estar atento às tendências no que diz respeito à formação e gestão de equipas. Tal como em quase todos os setores, esperam-se melhorias promovidas pela aplicação da tecnologia nos processos de recrutamento e seleção. Mas que outras alterações podemos esperar?

Fique a conhecer as principais tendências para 2023 na área dos Recursos Humanos.

 

  • Inteligência artificial no recrutamento e seleção de candidatos

Um dos objetivos para 2023 é conseguir agilizar ao máximo os processos. Para isso espera-se contar com a ajuda da inteligência artificial. Sistemas como o Applicant Tracking System prometem facilitar o processo de recrutamento. O sistema procura as palavras-chave pretendidas nos currículos e ajuda a selecionar os perfis mais adequados. A automatização prevê uma melhor gestão de tempo e recursos.

  • Aposta na recolha e análise de dados

Uma das tendências que merece atenção é a valorização da integração e análise de dados. Cada vez mais organizações procuram conhecer e compreender melhor os seus colaboradores através dos dados.

Em 2023 espera-se que haja uma maior procura de sistemas que consigam não só recolher como analisar grandes quantidades de informação. Estas ferramentas garantem a definição de estratégias mais alinhadas com as potencialidades da equipa e ações mais bem fundamentadas.

  • Lifelong learning e Reskilling

Lifelong learning e Reskilling, duas tendências que prometem acompanhar o setor dos recursos humanos durante 2023. São dois conceitos que remetem para a aprendizagem de novas competências e melhoria continua. Valorizam a formação interna, retenção e requalificação dos colaboradores. A tendência será oferecer mais formação e garantir diferentes oportunidades aos colaboradores que demonstrem talento.

  • Mais oportunidades para trabalhar de forma remota

Espera-se que as oportunidades de trabalho remoto se mantenham em alta. A verdade é que o modelo home office já demonstrou contribuir para o bem-estar e satisfação dos trabalhadores. Para muitos trabalhadores já não compensa trabalhar de outra forma. Além de ser mais confortável, contribui para facilitar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Os resultados também são positivos para a organização que vê a produtividade aumentar e não tem de lidar com barreiras geográficas.

  • Valorização da diversidade e inclusão

A diversidade é um dos temas mais discutidos atualmente. É imprescindível para qualquer empresa incorporar diversidade na equipa e promover a inclusão no local de trabalho. Promover estes princípios ajuda a melhorar o envolvimento dos colaboradores com a organização e contribui para um bom ambiente de trabalho.

  • Ações para melhorar a satisfação dos funcionários 

As expectativas dos trabalhadores não são as que eram há uns anos. Para as novas gerações de trabalhadores estabilidade e uma boa remuneração não chega. 

Há que criar estratégias que promovam o bem-estar no trabalho de modo a garantir colaboradores satisfeitos e atrair talentos com competências que estejam alinhadas com os interesses e princípios da organização. Assim, em 2023 esperam-se algumas mudanças nos modelos de trabalho, com horários mais flexíveis e mais oportunidades de autogestão.

Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Horário laboral: tudo o que precisas de saber

CarreiraFormação & Carreira

Como pedir o registo criminal?

CursosFormação & CarreiraNotícias

Cheque Formação + Digital: como pedir o apoio de 750 euros

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Medicina do Trabalho: o que é, obrigações, e como funciona