Quantcast
CarreiraDicasFormação & Carreira

Transição de Carreira: o que deves considerar neste momento

Transição de Carreira

Transição de Carreira: o que deves considerar neste momento

Se o teu trabalho só te traz preocupações e infelicidade talvez devesses começar a pensar a fazer transição de carreira. O processo pode parecer assustador e complicado é verdade, mas vai recompensar. Para ajudar nesta fase mais desafiante selecionamos alguns pontos que deves considerar neste momento bem como algumas dicas.

  • Começa por fazer uma reflexão

Antes de qualquer decisão definitiva começa por fazer uma reflexão em relação ao seu trabalho atual. Procura compreender aquilo que está a causar mais problemas na tua carreira atual e no porquê de estares a tentar fazer uma transição de carreira. Lembra-te de ser bastante específico e tenta compreender se esta é mesmo a mudança que procuras. É preciso ter presente que algumas frustrações e alguns problemas não podem ser resolvidos com a transição de carreira e que a insatisfação se pode manter mesmo depois de todo o processo. A transição de carreira só deve ser ponderada quando a infelicidade no trabalho está de facto relacionada com a profissão em si.

  • Pondera todas as alternativas

Mais uma vez, pensa bem na tua decisão e tentar não agir de forma precipitada. Pondera todas as alternativas. Antes de informares a tua empresa da tua decisão é prudente começares por avaliar o mercado de trabalho e as diferentes áreas de trabalho onde te vês a trabalhar. Investiga páginas de anúncios de emprego e tenta perceber quais são as áreas com maior sucesso e se te identificas ou não com elas.

  • Conversa com outros profissionais

Para ajudar a escolher uma nova área pode ser útil conversar com outros profissionais e áreas que te interessam. Fazer este trabalho de pesquisa também pode ajudar a encontrar uma oportunidade de trabalho quando a altura chegar. Podes entrar em contacto com outros profissionais através do Linkedin ou grupos do Facebook ou simplesmente procurar conhecer as experiências dos teus amigos ou familiares.

  • Procura formações e cursos online

Procura formações e workshops que te permitam explorar diferentes áreas de trabalho. Mais tarde vais poder incluí-las no teu currículo. O mercado de trabalho é muito exigente e é bom que estejas preparado para os desafios. Se procuras mesmo fazer uma transição de carreira vai começando a investir o teu tempo livre em pesquisas e pequenos cursos online. Quanto mais conhecimento, melhor.

  • Prepara-te para a mudança

A transição de carreira é uma grande mudança. Prepara-te para teres de desempenhar tarefas completamente diferentes num ambiente novo. Começar um novo emprego pode ser árduo e nem sempre a realidade corresponde às expectativas. Cada trabalho e cada empresa tem os seus métodos e características especiais. Prepara-te para aceitar as mudanças e para te ajustares à nova realidade.

  • Não tenhas medo de sair da tua zona de conforto

Se a decisão já está tomada não tenhas medo de arriscar só porque ela implica sair da tua zona de conforto. Não fiques à espera a ver se o momento certo aparece. Confia nas tuas capacidades e aventura-te. Ainda vais a tempo de encontrar o teu emprego de sonho, mas tens de começar por algum lado.

Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Contrato de trabalho a termo certo: quantas vezes pode ser renovado

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Horário laboral: tudo o que precisas de saber

CarreiraFormação & Carreira

Como pedir o registo criminal?

CursosFormação & CarreiraNotícias

Cheque Formação + Digital: como pedir o apoio de 750 euros