Quantcast
DicasFormação & Carreira

Como reduzir as distrações no trabalho

Como reduzir as distrações no trabalho

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais rodeadas de distrações que procuram desviar a sua atenção. Desde as notificações incessantes nos telemóveis até aos colegas de trabalho tagarelas, pode tornar-se muito difícil manter-se concentrado no trabalho. Se sofres deste mal, vê as nossas melhores dicas para reduzir as distrações no trabalho e aumentar a tua produtividade.

De uma forma geral, estar focado apenas numa tarefa ajuda-te a ser mais produtivo e a evitar cometer erros simples que poderiam surgir se estivesses distraído. Os empregados que se concentram totalmente conseguem fazer melhor o seu trabalho, o que faz com que o empregado atinja o melhor desempenho possível.

As causas destas distrações vão desde estímulos externos, como as pessoas a falar alto ao telefone ou carros barulhentos que passam na rua, até às distrações pessoais, como as notificações das redes, os e-mails constantes e até a navegação na internet. 

Além disso, os próprios hábitos de trabalho podem causar uma distração, quando mascarados como trabalhos inevitáveis. Por exemplo, dar prioridade ao que aparece primeiro na tua mesa de trabalho, mesmo que seja uma atividade que te ocupe mais tempo e te impeça de realizar grande parte do teu outro trabalho.

Eis algumas dicas simples para reduzir as distrações no trabalho:

Desliga as notificações

As distrações digitais são o principal desafio a enfrentar num local de trabalho, especialmente se trabalhas com um computador. De fato, já é hábito de quase todas as pessoas verificar constantemente os e-mails, as mensagens de texto e as redes sociais, sem nos apercebermos de quanto tempo estamos a desperdiçar nestas atividades.

A solução mais simples e, por outro lado, talvez a mais difícil, é simplesmente desligar as notificações no teu telemóvel e computador. Para evitar ser distraído, desliga todas as notificações não essenciais durante o horário de trabalho. 

Se achares que isso não é suficiente para evitar a tentação, podes colocar o teu telemóvel em silêncio ou deixá-lo numa divisão diferente.

Trabalha num espaço livre de distrações

Encontrar um espaço calmo onde não sejas interrompido por ruídos ou pessoas pode melhorar imenso a tua produtividade.

Caso trabalhes num escritório aberto com muitas pessoas, considera a possibilidade de utilizar fones com cancelamento de ruído e aplicações como a Focus@Will, que reproduz música concebida para melhorar a concentração.

Presta mais atenção à forma como gastas o teu tempo

Prestar mais atenção à forma como gastas o teu tempo pode ajudar a diminuir o impacto das distrações no trabalho. Utiliza a técnica Pomodoro — um método de gestão do tempo que te ajuda a manteres-te concentrado no teu trabalho. 

Esta técnica envolve dividir o teu dia de trabalho em intervalos de 25 minutos, seguidos de uma pequena pausa. Durante cada intervalo, concentra-te numa tarefa e ignora todas as distrações. Está provado que esta técnica aumenta a produtividade e reduz o stress.

Certifica-te de que cada tarefa vale o seu tempo 

As reuniões são frequentemente uma grande distração para os trabalhadores de uma empresa, desde os funcionários aos gestores e líderes. 

Para tirar o melhor partido desta atividade, é aconselhável garantir que cada reunião agendada tem um objetivo e uma finalidade bem definidos. E, quando estiveres a participar numa reunião, pede a todos os participantes para desligarem ou colocarem em silêncio todos os seus dispositivos durante a reunião.

Esquece o multitasking

Muitos trabalhadores sentem-se confiantes de que conseguem fazer várias tarefas ao mesmo tempo, durante todo o dia, sem que isso diminuia a sua produtividade. No entanto, a realidade é outra — muitos especialistas em gestão do tempo afirmam que uma pessoa que faz várias tarefas, consegue menos resultados ao mudar continuamente de um projeto para outro.

Related posts
Bem-Estar no trabalhoEmpreendedorismoFormação & Carreira

Bem-estar financeiro dos colaboradores

Formação & CarreiraNotícias

Estágios Ativar.pt: Candidaturas abertas para jovens desempregados

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Ajudas de custo: o que diz a lei e quais os valores?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Viajar em trabalho: direitos e deveres