Quantcast
CarreiraDicasFormação & Carreira

5 erros que podem sabotar a tua carreira

5 erros que podem sabotar a tua carreira

A carreira é uma jornada que pode ser longa e cheia de desafios. A tua proficiência na resolução de problemas no trabalho é um fator importante no sucesso da tua carreira. Ao longo do caminho, é importante estar atento a alguns erros que podem sabotar a tua carreira.

Se há uma coisa que todos temos em comum, é que todos cometemos erros, seja por inexperiência ou porque ainda não sabemos como fazer melhor. Os erros são uma parte natural da aprendizagem e da vida. No entanto, alguns erros podem seriamente sabotar a tua carreira. Aqui estão alguns para garantir que não tropeças neles:

Acreditar que tens de fazer tudo para ter sucesso

É verdade que para construir uma carreira de sucesso, é necessário desenvolver conhecimentos especializados na tua área. No entanto, quando passas a pensar que só tu és capaz de fazer bem o trabalho na tua empresa, não só estás a preparar-te para falhar, como dás a impressão que não confias na tua equipa. 

Delegar o trabalho é o caminho para uma carreira de sucesso. As pessoas mais bem sucedidas são aquelas que são boas a sair do caminho dos seus colaboradores e a dar espaço à sua equipa para colaborar e fazer as coisas.

Pensar que as tuas capacidades se desenvolverão naturalmente com o tempo

Podes ser extremamente competente no que fazes, mas se não tiveres qualquer formação, mentoria ou orientação, não esperes que o que te levou à tua posição atual, te mantenha lá. 

Se estás numa função de liderança, precisas de estar constantemente a aperfeiçoar as tuas competências. De fato, até a liderança é uma competência que requer um desenvolvimento constante. 

Isso pode significar dedicar algum tempo todos os dias para aperfeiçoar as tuas competências, ou frequentar um curso para te ajudar a compreender os teus pontos fortes e fracos e a aumentar a tua confiança.

Síndrome do objeto brilhante 

Os psicólogos descrevem este fenómeno como o hábito de se distrair com qualquer coisa nova ou excitante. Realizar muitas pequenas coisas dá-nos injeções de dopamina, o que nos transmite bem-estar até percebermos que procrastinamos o trabalho de maior prioridade, enquanto perseguimos pormenores irrelevantes.

Se estivermos constantemente a perseguir algo, mas depois perdermos o interesse e começamos a trabalhar noutra coisa, arriscamos sabotar a tua carreira

A partir de um determinado nível, o sucesso não se resume a obter novas oportunidades, mas sim a obter as oportunidades certas. Quanto mais tempo passares à procura de algo novo, menos tempo terás para te dedicares a dar o teu melhor.

Colocar a tua vida pessoal em espera enquanto persegues o sucesso

Pensar que trabalhar mais horas vai tornar-te mais bem-sucedido é um grande erro. O que importa não são as horas de trabalho, mas a qualidade do que acontece nessas horas. 

Nesse sentido, faz as pausas que necessitares, alimenta o corpo, pratica exercício e descobre novos hobbies. Não te esgotes no trabalho, negligenciando a tua família, amigos e saúde.

Procurar estatuto em vez de know-how da função

Algumas pessoas perseguem títulos em vez de trabalharem para alcançar os melhores resultados e tornarem-se tão eficazes quanto possível. Se estás mais preocupado com títulos e estatuto do que com o teu conhecimento e habilidades, podes estar a minar o teu sucesso.

Por vezes, é importante dares um passo atrás para dares dois passos em frente. Concentra-te em desenvolver as competências necessárias para os teus próximos passos.

Related posts
Bem-Estar no trabalhoEmpreendedorismoFormação & Carreira

Bem-estar financeiro dos colaboradores

Formação & CarreiraNotícias

Estágios Ativar.pt: Candidaturas abertas para jovens desempregados

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Ajudas de custo: o que diz a lei e quais os valores?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Viajar em trabalho: direitos e deveres