Quantcast
Bem-Estar no trabalhoFormação & Carreira

Workaholic: o erro de viciar no trabalho

Workaholic: o erro de viciar no trabalho

Para muitos, trabalhar muitas horas e ganhar um salário elevado tornou-se sinónimo de sucesso — na verdade, ser referido como um workaholic pode ser visto como um elogio. No entanto, esta mentalidade pode rapidamente tornar-se perigosa. Aprende mais sobre os workaholics e como esta condição pode prejudicar a tua vida.

O termo workaholic é usado para descrever uma pessoa que é viciada em trabalhar. De fato, um workaholic dá prioridade ao seu trabalho/emprego, podendo neglicenciar os seus relacionamentos pessoais, a sua saúde, e até mesmo o seu próprio bem-estar.

Por exemplo, um workaholic está de férias na sua praia favorita, mas já está a pensar em voltar ao trabalho. As pessoas tornam-se tão obcecadas com o trabalho que acabam por tornar-se pais ausentes, amigas negligentes e péssimos parceiros.

De uma maneira geral, os workaholic sentem-se compelidos a trabalhar devido a pressões interiores. Além disso, não só têm pensamentos constantes sobre o trabalho, mesmo quando não estão no trabalho, como trabalham além do que é razoavelmente esperado do funcionário, apesar dos potenciais danos à sua saúde.

Por que te tornas obcecado com o trabalho?

Existem várias causas que podem levar ao vício em trabalho. Desde traumas pessoais, pressão da sociedade, cultura do local de trabalho e até instintos biológicos. 

Nos primeiros dois casos, pode acontecer porque têm problemas de ansiedade, ou têm medo de falhar e/ou de perder o emprego. Além disso, os ambientes de produtividade tóxica nas empresas também podem forçar alguém a trabalhar mais do que o necessário, tornando-se assim num hábito regular. Por fim, quanto aos instintos biológicos destaca-se quando as pessoas se sentem motivadas pelo sucesso e pelo reconhecimento. 

Consequências negativas de ser um workaholic

Pode levar a problemas de saúde física, como doenças cardíacas, obesidade e diabetes. Também pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e stress. Além disso, o vício no trabalho pode prejudicar os relacionamentos pessoais, levando à solidão, ao isolamento e até ao divórcio.

Sinais de que és um workaholic

  • Trabalhas muitas horas, mesmo quando não precisas;
  • Sentes-te culpado ou ansioso quando não estás a trabalhar;
  • Tens dificuldade em relaxar ou desfrutar do teu tempo livre;
  • O teu trabalho interfere nos teus relacionamentos pessoais;
  • Tens problemas de saúde física ou mental devido ao trabalho.

Como reduzir o vício no trabalho?

  • Estabelece horários específicos para trabalhar e para relaxar;
  • Aprende a dizer não a novas tarefas ou responsabilidades;
  • Faz pausas regulares. Enquanto estás no trabalho, levanta-te e dá uma volta para espairecer a cada 30 minutos;
  • Aprende a priorizar as tuas tarefas e a concentrares-te nas mais importantes;
  • Se precisares, procura ajuda. Quer seja a um amigo, familiar ou profissional de saúde mental, existem várias pessoas que te podem ajudar a superar o vício no trabalho. Por exemplo, podes experimentar terapia, grupos de apoio e medicamentos.
Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

1 de maio: Direitos fundamentais dos trabalhadores

EmpreendedorismoFormação & Carreira

Informação Empresarial Simplificada: O que é esta declaração?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Contrato de trabalho a termo certo: quantas vezes pode ser renovado

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Horário laboral: tudo o que precisas de saber