Quantcast
DicasEmpreendedorismoFormação & Carreira

Filmes e séries para a inspiração de empreendedores

inspiração de empreendedores

Apresentamos a lista de produções ideais para dar um boost à inspiração de empreendedores.

Não é através de filmes e séries que ganhamos todas as valências necessárias para melhorarmos ou até criarmos o nosso negócio. No entanto, servem como uma ótima ajuda para identificar alguns erros e inspiração dos empreendedores que procuram formar negócios de sucesso.

Deixamos-te, então, com um repositório de produções ideais para os vários tipos de empreendedores.

Lista de Filmes e Séries

1 – Moneyball

Billy Beane, interpretado por Brad Pitt, é um gerente dos Oakland A’s, uma equipa de baseball da Califórnia. Um dia tem uma epifania: a lógica convencional por detrás do desporto está totalmente errada. Com recurso a um orçamento apertado, Beane tenta reinventar a equipa.

Este filme de 2012 é perfeito para empreendedores que começam com um baixo orçamento e procuram maximizar o negócio com o pouco que têm à disposição.

2 – The Pursuit of Happyness

Com Will Smith no papel principal, a produção conta a história de Chris, que enfrenta sérios problemas financeiros e pessoais. Solteiro, depois de a sua mulher, Linda, o deixar, ele precisa de cuidar de Christopher, seu filho de cinco anos, e tenta usar a sua habilidade como vendedor para conseguir um futuro sustentável para si e para a sua família.

Este é um filme que procura mostrar-nos que, mesmo quando tudo parece estar contra nós, é possível dar a volta por cima.

3 – The Playlist

Este docudrama de 2022, produzido pela Netflix, relata o percurso do sueco, Daniel Ek, criador da famosa plataforma de streaming de música, Spotify. É baseado no livro “Spotify Untold”, de Sven Carlsson e Jonas Leijonhufvud. 

Através desta minissérie, podes descobrir como um conceito original e inovador pode mudar o mundo e tornar-se um dos maiores negócios do mundo.

4 – The Social Network

Esta é a história da origem da famosa rede social, Facebook, e conta com nomes como Andrew Garfield, Jesse Eisenberg e Justin Timberlake. Para além de uma biografia sobre o sucesso de Mark Zuckerberg, é também uma história sobre o roubo de ideias no meio do empreendedorismo. 

Esta produção ensina uma valiosa lição: convém saber de quem nos rodeamos quando começamos um negócio e tornarmo-nos mais seletivos e atentos.

5 – Startup.com

Talvez o nome mais prático desta lista, este documentário de 2001, acompanha a criação e a falência da empresa govWorks.com, durante os anos de 1999 e 2000.

Mostra as fases e os processos pelos quais um empreendedor deve passar ou enfrentar, como começar o processo de crescimento de uma empresa, estudar a concorrência, separar os problemas pessoais do negócio, saber lidar com conflitos dentro da empresa, entre outros.

6 – House of Lies

Com Don Cheadle e Kristen Bell, esta série segue profissionais que usam todos os meios necessários para conseguirem as informações que os seus clientes precisam, sendo muito bem pagos no processo. 

A produção ensina-nos que diversos fatores externos podem sempre colocar um negócio em risco e realça a importância de ter sempre uma atitude ética, assertiva e positiva no mundo do empreendedorismo.

7 – Mad Men

Um eterno e imperdível clássico, “Mad Men” leva-nos numa viagem pelo mundo da publicidade, onde a criatividade, talento e dedicação são fatores imperativos se se quiser atingir o sucesso. O título tem muita fala quando falamos da inspiração de empreendedores.

Esta série oferece um ponto de vista muito preciso sobre o que realmente é trabalhar em grandes empresas, explorando os diversos problemas, complexos e guerras que marcam presença em todo o tipo de hierarquias.

Atualmente outra forma de manter a inspiração no dia-a-dia é selecionar alguns podcasts para potenciar a informação e a inspiração.

Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Queres tirar uma licença sem vencimento? Sabe como fazê-lo!

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Viajar em trabalho: direitos e deveres

Bem-Estar no trabalhoFormação & Carreira

Síndrome pós-férias: como evitar?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

1 de maio: Direitos fundamentais dos trabalhadores