Quantcast
CarreiraFormação & Carreira

Procura de emprego: porque deves fazer uma pausa

Procura de emprego: porque deves fazer uma pausa

Pode parecer contraditório, mas quando estás à procura de emprego, fazer pausas pode ter um efeito benéfico para conseguires mais (e melhores) entrevistas de emprego. Sabe quais as principais razões para fazer uma pausa na tua procura por trabalho.

Não é fácil relaxar quando se está à procura de emprego. Quando ocupas o teu tempo a com outras tarefas que não sejam a procura por trabalho, sentes que estás a perder tempo, especialmente se as pessoas que te rodeiam começarem a dar importância ao assunto.

Assim sendo, deves encarar a procura de emprego como aquilo que realmente é: uma função a tempo inteiro que consome energia e que exige que estejas no teu melhor. E que melhor maneira de cuidar da tua forma, do que tirar um tempo, sem te sentires culpado por o fazeres? Eis 5 razões para fazer uma pausa na tua procura por trabalho:

Reduz o stress e a ansiedade

A procura de emprego é muitas vezes vista como um período de inatividade quando, na realidade, pode ser extremamente cansativa e stressante.

Tirar algum tempo ajudará a reduzir o stress e a ansiedade; e a concentrares-te noutras coisas que te trazem alegria e satisfação. 

É fundamental manteres a tua confiança e motivação, de modo a encarar a procura de trabalho de forma positiva.

Ganhas outra perspetiva

Quando estás no meio da procura de emprego, é fácil teres uma visão limitada e até ficares obcecado em encontrar o emprego perfeito.

De fato, dar um passo atrás e ver a procura de emprego desde outra perspetiva pode ajudar-te a reavaliar as tuas prioridades e a concentrares-te no que é importante. Assim, fazer uma pausa pode permitir-te refletir sobre os teus valores, pontos fortes e objetivos de carreira.

Melhora a tua estratégia de procura de emprego

Às vezes, a melhor forma de melhorar a tua estratégia de procura emprego é dar um passo atrás e avaliar o que está a funcionar e o que não está.

Fazer uma pausa pode dar-te o tempo necessário para refletir sobre o teu processo de procura de emprego e identificar o que podes melhorar. Além disso, desligar um bocado da procura de trabalho, vai ajudar-te a encará-la com outro foco renovado.

Conduz a novas oportunidades

Pode parecer contraditório, mas fazer uma pausa na procura de trabalho pode dar origem a oportunidades inesperadas. Quando não estás ativamente à procura de emprego, podes ter a oportunidade de aprender novas competências ou de estabelecer contactos com pessoas de diferentes setores.

Estas novas experiências alargam os teus horizontes e podem levar-te a tomar novos percursos profissionais que não tinhas considerado antes.

Evita o esgotamento nervoso

Candidatar-se a um emprego pode ser desgastante, tanto física como mentalmente. Envolve percorrer listas de empregos, elaborar currículos, dinamizar o teu perfil de linkedin, escrever cartas de apresentação e participar em entrevistas.

Por esse motivo, é fácil esqueceres-te de cuidar de ti próprio. Assim, de vez em quando, deves tomar um tempo para relaxar e cuidar da tua saúde e bem-estar.

Related posts
Bem-Estar no trabalhoEmpreendedorismoFormação & Carreira

Bem-estar financeiro dos colaboradores

Formação & CarreiraNotícias

Estágios Ativar.pt: Candidaturas abertas para jovens desempregados

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Ajudas de custo: o que diz a lei e quais os valores?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Viajar em trabalho: direitos e deveres