Quantcast
Bem-Estar no trabalhoDicasFormação & Carreira

Colega de trabalho: como permitir um bom ambiente

Colega de trabalho: como permitir um bom ambiente

Apesar de não ser da responsabilidade de um empregado cuidar dos seus colegas, ser um bom colega de trabalho pode ajudar a empresa a promover um bom ambiente de trabalho.

Uma má atitude é contagiosa e, se não for controlada, pode levar a um ambiente de trabalho tóxico. Se mudares a forma como abordas cada dia, podes ajudar a transformar a tua empresa num ótimo local de trabalho. 

Desde grupos fechados, até mexericos e colegas que não se esforçam — há várias atitudes entre colegas de trabalho que conduzem a uma elevada rotatividade e a uma diminuição da produtividade e do desempenho das empresas. 

Em última análise, cabe ao chefe criar um local de trabalho feliz, mas os próprios empregados podem fazer uma grande diferença ao trazerem energia, positividade e acessibilidade para o escritório todos os dias. Aqui estão as nossas melhores dicas para ser um bom colega de trabalho.

Cumpre os prazos

Ser pontual mostra que respeita o tempo dos teus colegas de trabalho e do teu empregador. Se há pessoas que dependem do teu trabalho para desempenharem as funções deles, deves garantir que o trabalho esteja pronto a horas. Desse modo, estás a mostrar respeito pelos teus colegas de trabalho.

Ouve o outro

A convivência entre pessoas com ideias e histórias de vida diferentes podem criar algumas sinergias no ambiente de trabalho da empresa. Um bom colega de trabalho tenta superar essas diferenças e aprender o máximo possível de outro ponto de vista — que pode ser tão válido como o seu.

Colabora com as pessoas

A principal vantagem de conviver com várias pessoas é ter diversos talentos e habilidades à disposição, tanto para colaborares como aprenderes no trabalho. Atualmente, o trabalho de equipa é uma das soft skills que mais vem sendo valorizada pelas empresas.

Seja honesto com os seus colegas de trabalho 

Um bom colega esforça-se para ser honesto e aceitar a responsabilidade pelas suas falhas. Por exemplo, atribuí a um colega de trabalho o mérito de uma realização importante. Assim, os teus colegas de trabalho vão reconhecer-te como uma pessoa de confiança que valoriza os outros.

Seja claro na comunicação

Praticar uma comunicação clara facilitará o teu trabalho e o dos teus colegas. Seja o que for que precisas de dizer à tua equipa, partilhe essa informação atempadamente e comunica o máximo de detalhes possível. 

De fato, uma linha de comunicação aberta garantirá que tanto tu, como os teus colegas de trabalho estão a realizar as tarefas certas no momento certo.

Respeita o espaço do outro

Mantém um posto de trabalho pessoal arrumado e faz a gestão da tua caixa de correio eletrónico para determinares a que mensagens deves dar prioridade.

Caso utilizes uma cozinha no local de trabalho, deves limpar todos os utensílios que usaste e arrumá-los numa zona onde não vão importunar ninguém. Além disso, deves garantir que os artigos que não estão em stock são substituídos, como, por exemplo, um novo rolo de papel, na casa de banho.

Alegra o local de trabalho

De modo a encorajar os teus colegas a gostar do trabalho, organiza os aniversários dos teus colegas de trabalho, traz pastéis às sextas-feiras ou organiza atividades de equipa. Liderar o esforço para animar o escritório encorajará os outros a seguirem-te.

Related posts
Bem-Estar no trabalhoEmpreendedorismoFormação & Carreira

Bem-estar financeiro dos colaboradores

Formação & CarreiraNotícias

Estágios Ativar.pt: Candidaturas abertas para jovens desempregados

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Ajudas de custo: o que diz a lei e quais os valores?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Viajar em trabalho: direitos e deveres