Quantcast
SaúdeSaúde & Bem Estar

Saúde e reconforto: chás para o inverno

Chás

Um poderoso aliado na saúde e reconforto nos dias frios é sem dúvida a ingestão de chá.
Nos meses mais frios do ano, podemos tirar partido do “chá” como forma de  equilibrar o nosso sistema imunitário, protegendo o organismo de agressões como as gripes e as constipações.

Quais as diferenças entre o chá e a infusão?

Chá e infusão são dois conceitos frequentemente confundidos. Com efeito, são dois tipos de bebida muito populares, no entanto, diferem nas plantas usadas.
Todavia, os diferentes tipos de chá são determinados pelo processamento das folhas da planta e pelo seu nível de contacto com o oxigénio.
Durante a oxidação, as folhas de chá sofrem reações químicas naturais que resultam em características distintas de cor e sabor.
No entanto, o chá contém cafeína em doses baixas, sendo que uma chávena de chá preto, a variedade de chá com maior teor, contém cerca de 40 miligramas de cafeína.
Já as infusões de ervas provêm de uma infusão de folhas, raízes, cascas, sementes ou flores de outras plantas. Porém, as infusões não possuem cafeína, o que poderá ser uma vantagem para indivíduos com sensibilidade a este composto. Assim, servem os dois nesta altura do ano para fortalecer a saúde e reconforto nos dias mais frios.

Uma chávena de chá para reconfortar nos dias frios.

Porém, podemos começar já por adiantar que não devem ser ultrapassadas as duas chávenas diárias e devem ser bebidos fora das refeições principais.

Sugestões de chás/infusões para combater o frio no inverno:

  • Infusão de gengibre e limão: coloca um limão cortado em rodelas com 2 colheres de sopa de gengibre ralado num litro de água quase a ferver. Deixa ferver e depois sim, podes beber o chá. É um aliado na saúde e reconforto no inverno;
  • Infusão de maçã e canela: com a maçã cortada em pedaços e com casca, junta 2 ou 3 paus de canela (conforme o gosto), leva a ferver em água;
  • Chá verde com hortelã: Depois de preparado o chá verde, coloca novamente no lume com folhas de hortelã;
  • Infusão de eucalipto: Só precisas de colocar folhas de eucalipto em água a ferver e deixar alguns segundos. Ajuda nos sintomas de gripe e constipação;
  • Infusão de camomila e laranja: Prepara uma infusão de camomila e acrescenta umas rodelas de casca de laranja. Uma bebida saborosa, aromática, calmante e com os benefícios da laranja que confere proteção do sistema imunitário.
Related posts
Saúde & Bem EstarSaúde Mental

Comportamentos que impactam a saúde cognitiva

SaúdeSaúde & Bem Estar

Baixas médicas: o que muda em 2024?

FitnessNutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Sal: benefícios, cuidados a ter e alternativas

SaúdeSaúde & Bem Estar

Amigdalite e adenoidite: quais as diferenças?