Início » Formação » Competências digitais fundamentais para o Mercado de Trabalho
Carreira Formação

Competências digitais fundamentais para o Mercado de Trabalho

Competências digitais
A revolução digital está em marcha e não passa ao lado do mercado laboral, o que obriga a que os candidatos a emprego nesta nova era sejam dotados de competências digitais.

A revolução digital está em marcha e não passa ao lado do mercado laboral, o que obriga a que os candidatos a emprego nesta nova era sejam dotados de competências digitais. Quais as competências mais valorizadas atualmente e em que consistem é aquilo que lhe vamos dar a conhecer já de seguida.

7 Competências digitais fundamentais para o Mercado de Trabalho

1- Estar presente no mundo online

Podíamos ter obliterado esta primeira competência, mas nunca é demais realçar a importância de ter uma presença online neste novo paradigma laboral marcado pelo digital, uma vez que atualmente a maior parte das ofertas de emprego é publicada em plataformas online.

Assim sendo, procure criar um CV e portfólio online, bem como marcar presença no LinkedIn, uma rede social profissional que vai permitir, mais facilmente, que pessoas e empresas tenham acesso ao seu perfil e o contactem.

2- Familiarização com ferramentas colaborativas

Com o digital a ganhar terreno e o teletrabalho a sobrepor-se ao trabalho presencial, a capacidade de utilizar ferramentas colaborativas, de modo a utilizar o sistema em rede, com acesso em qualquer lugar e por várias pessoas, tornou-se numa das competências digitais essenciais.

Esse é o caso de algo tão simples quanto a partilha de documentos através da drive, nos quais os elementos podem trabalhar.

3- Saber utilizar sistemas de videoconferência

Nesta revolução digital torna-se importante dominar os sistemas de videoconferência, especialmente se está em teletrabalho ou se tem uma entrevista de emprego, dado que com a pandemia muitas delas são feitas à distância.

A videoconferência é o meio privilegiado de comunicação nestes novos tempos e permite que agende e participe em reuniões – com partilha de ecrã e apresentações, se necessário – com vários participantes.

4- Conhecimentos de marketing digital

O comércio eletrónico ou e-commerce cresceu exponencialmente durante a pandemia. Isto levou a uma reconfiguração dos modelos de negócio mais tradicionais fazendo com que muitas empresas passassem a dividirem as suas operações pelo universo offline e online.

Isto veio colocar em destaque a importância do marketing digital, ou seja, o conjunto de ferramentas que permitem a uma empresa captar clientes online.

Por isso, torna-se necessário que seja capaz de desenhar estratégias de comunicação digital que passem não só pela criação de campanhas publicitárias atrativas  e gestão das redes sociais da empresa, como também por ajudar a optimizar o site para os motores de busca através de estratégias de SEO.

5- Big data

Quanto mais pessoas e empresas estão ligadas ao meio online, mais dados são produzidos e mais informações é necessário tratar. Este é o campo da análise de Big Data, ou seja, a gestão da informação que circula online.

Saber analisar e tratar estes dados de modo a traçar possíveis cenários é uma mais-valia tremenda para as empresas nas suas tomadas de decisão. Por isso, ter competências em Big Data hoje em dia é quase um livre-trânsito para conquistar um emprego.

6 – Conhecimentos em customer experience

O contacto com o cliente sempre foi essencial, mas o e-commerce veio tornar esta dimensão ainda estrutural na organização das empresas, uma vez que o consumidor atual não se compadece lentidão de processos ou ser “abandonado” durante o processo de compra. 

Assim, é fundamental que os candidatos a um emprego digital ofereçam conhecimentos em customer experience demonstrando à empresa que podem ter um bom relacionamento digital com os clientes.

7 – Cíbersegurança

Com tantos dados em movimentação diariamente, a segurança nas interações digitais é um dos fatores mais valorizados por clientes e empresas colocando em plano de destaque a necessidade de contratação de especialistas em cibersegurança que mantenham a segurança da rede e das informações.

Para além de muito bem paga, existe atualmente uma grande procura por profissionais deste tipo, o que coloca em destaque esta competência digital.

 

Publicidade

Sobre o autor

Formação

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Publicidade