Quantcast
LifestylePets

10 Alimentos proibidos para os patudos

Alimentos proibidos para os patudos

Sabias que há alimentos proibidos para os patudos? Pois bem, há uma quantidade de alimentos que devem ficar fora do alcance dos cães, para evitar problemas graves aos nossos amigos de quatro patas.
Para os patudos que são mais exploradores, é aconselhado ter a despensa fechada e até mesmo evitar que os animais, e neste caso específico os cães, tenham livre acesso à cozinha. Há alimentos que são mesmo considerados altamente tóxicos. Por isso, caso vejas que alguém pratica estes atos, deves contactar de imediato as autoridades, pois os maus-tratos a animais, são considerados crimes.
Em agosto de 2014, foi aprovada, na Assembleia da República, a criminalização dos maus-tratos e do abandono de animais de companhia.
artigo 387.º do Código Penal determina que, “quem, sem motivo legítimo, matar animal de companhia” ou “infligir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus-tratos físicos a um animal de companhia” é punido com uma pena prisão que poderá ir até dois anos. 

Por mais cuidadoso que possas ser, os cães exploram com a boca e às vezes é inevitável que ocorra algum acidente. O cão pode mesmo acabar por engolir algo que não devia e isso pode ser muito perigoso. Se suspeitares que algo do género aconteceu, não hesites em contactar de imediato o veterinário, para evitar um desfecho infeliz.

Para que tomes as devidas precauções, reunimos uma lista de 10 alimentos proibidos para os patudos, a fim de evitar que os possam comer e assim protegê-los de doenças graves relacionadas com a alimentação.

#1. Açúcar e doces no geral: O mesmo acontece aos humanos, por isso alimentos e bebidas com muito açúcar podem levar à obesidade, a ter problemas dentários e até mesmo diabetes.

#2. Chocolate: O chocolate contém um ingrediente chamado teobromina, que apesar de os humanos conseguirem metabolizar normalmente, os cães não conseguem, tornando-se assim um alimento que não é seguro para todos os cães.

#3. Amendoins: Os amendoins devem ser mantidos longe do teu patudo, sobretudo se ele for alérgico (ou se não tiver a certeza que não é). Nestes casos, o simples cheirar de um amendoim pode desencadear uma forte reação alérgica no seu animal.

#4. Cogumelos: Os cogumelos podem ser um alimento bastante tóxico tanto para cães como para gatos, provocando problemas gástricos, de coração, fígado, rins e outros. Em casos graves pode mesmo ser fatal.

#5. Uvas e passas de uvas: A ingestão de 10 gramas de uvas ou 3 gramas de passas por quilo de peso do cão pode desencadear sintomas de intoxicação, podendo mesmo ser fatal para muitos deles. 

#6. Cebola e alho: Dois alimentos que nunca deves deixar perto dos animais. Estes alimentos contêm substâncias como dissulfito n-propil e alicina que provocam a destruição dos glóbulos vermelhos nos cães.

#7. Fermento para massas: O fermento presente em massas de bolos e pães pode causar a produção e consequentemente acumulação de gás no estômago do seu animal de estimação e causar-lhe “inchaço” abdominal, gases e complicações digestivas.

#8. Abacate: Os abacates contêm persina, uma substância que é tóxica para os cães. Pode causar transtornos gastrointestinais, vómitos, diarreia e alterações cardíacas.

#9. Cerejas: O caroço da cereja contém cianeto, que é tóxico para os cães e pode ser letal. No entanto, o mesmo se aplica a outras frutas, da qual o caroço é extremamente perigoso para os cães. 


#10. Café, chás e bebidas energéticas: Estas bebidas podem conter cafeína, que em grandes quantidades podem ser fatais para os patudos.

É importante que os animais tenham uma alimentação saudável e uma dieta equilibrada, e claro, é mesmo necessário que tenhas uma atenção redobrada para evitar que comam estes alimentos proibidos.

Se gostavas de ajudar ou adotar de forma responsável algum animal para te fazer companhia, lê este artigo.

Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Plantas de interior que não necessitam de luz direta

Casa & DecoraçãoLifestyle

Truques de limpeza antigos que ainda se usam

Casa & DecoraçãoLifestyle

Estratégias para uma limpeza eficaz da placa de indução 

Casa & DecoraçãoLifestyle

8 dicas de Feng Shui para um quarto equilibrado