Quantcast
ComportamentoDicasLifestyle

Cartão jovem passa a ser gratuito para todos os jovens em 2024

Cartão jovem passa a ser gratuito para todos os jovens em 2024

A partir de 2024, o Cartão Jovem passará a ser gratuito em Portugal. O renovado Cartão Jovem, gratuito, digital e generalizado, pretende impactar a vida dos jovens portugueses, enquanto ferramenta de informação, participação, capacitação e descontos.

Atualmente, há cerca de 100 mil jovens detentores do Cartão Jovem em Portugal entre os mais de 7 milhões na Europa. Portanto, se és um jovem a viver em Portugal, também já deves ter ouvido falar deste cartão. Neste artigo, vamos mostrar-te que benefícios oferece e como o podes obter.

O que é o cartão Jovem?

Lançado pela primeira vez em 1986 e utilizado com frequência ao longo dos anos 80 e 90, o Cartão Jovem é um cartão de descontos disponível para os jovens em Portugal entre os 12 e os 29 anos. 

Foi criado para ajudar os jovens a poupar dinheiro numa variedade de bens e serviços, incluindo viagens, cultura, desporto, educação, entre outros. O cartão é válido por um ano e pode ser renovado anualmente.

Entre os 35 países que têm o Cartão Jovem Europeu, os seus detentores têm acesso a mais de 40 mil vantagens. 

Benefícios do cartão Jovem

Os titulares do cartão podem usufruir de descontos até 50% em transportes públicos, bilhetes de cinema, museus, concertos e outros eventos culturais. Também podem obter descontos em atividades desportivas, cursos de línguas e até em compras em determinadas lojas.

Para além dos descontos, os titulares do cartão podem ainda usufruir de outras vantagens, como o acesso a eventos e experiências exclusivas, e até participar em concursos para ganhar prémios.

Como exemplo, um titular do Cartão Jovem em Portugal tem descontos nos seguintes serviços: Pousadas de Juventude, no Intra rail, na CP — Comboios de Portugal, na Galp, na Moche, no MEO Kalorama ou no Jardim Zoológico de Lisboa.

O que mudou?

A edição renovada do cartão pretende estabelecer comunidades relevantes para promover a participação dos jovens nos assuntos cívicos.

Esta alteração do modelo de acesso, sem barreiras socioeconómicas (tem uma anuidade de 10€), através da gratuitidade do Cartão Jovem está assente em 4 eixos principais:

  • Generalização do seu acesso e da sua utilização em todo o país e na europa;
  • Segmentação das respostas, direcionando-as para os diferentes grupos etários (12-17 | 18-23 | 24-30);
  • Digitalização através da melhoria das plataformas digital e da criação da versão waltet para sistema Android e iOS, para além da atual presença no id.gov.pt;
  • Novas vantagens e descontos na área da mobilidade, formação, literacia financeira, cultura e lazer, desporto e entretenimento.

A Movijovem procurou responder às necessidades da juventude após ter sido realizado um inquérito aos jovens portugueses, que auscultou cerca de 10 mil jovens, sendo um dos maiores inquéritos realizado recentemente aos jovens em Portugal. 

Ao conjunto de descontos que já proporcionava, acrescentaram agora o Cinema City, a FilmIn, a Wook, o Doutor Finanças, a Flixbus, entre outros parceiros.

Com a renovação do cartão, surge também uma maior aposta no desporto, com parcerias com organizações como a Liga Portuguesa de Futebol, a Federação de Andebol de Portugal, a Federação Portuguesa de Futebol, a Federação Portuguesa de Hóquei, a Federação Portuguesa de Basquetebol, o Sporting Clube de Braga, o Sporting Clube de Portugal e o Futebol Clube do Porto.

Ao longo de 2024, vão apresentar todas as vantagens e valências do renovado Cartão Jovem.

Como obter?

Podes candidatar-te online ou pessoalmente num dos muitos centros Cartão Jovem localizados em Portugal. Para o fazeres, terás de apresentar o teu BI ou passaporte, um comprovativo de morada e pagar uma pequena taxa.

Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Chão de madeira: dicas para deixá-lo impecável

Casa & DecoraçãoLifestyle

Como limpar janelas de alumínio?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Como escolher janelas mais eficientes?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Construção sustentável: 10 materiais ecológicos para as tuas obras