Quantcast
ComportamentoLifestylePets

Como superar o medo de cães? 

Medo de cães

É frequente passearmos na rua e ter a presença de cães, o que deixa de ser agradável para algumas pessoas que têm medo de cães. 
O medo é uma emoção básica, fundamental, presente em todas as idades, culturas, raças ou espécies. Ora, quando sentimos medo quando estamos perante um estímulo externo que provoca um comportamento de fuga. Assim, no que ao medo de cães diz respeito, damos o nome de cinefobia. 

O que é aCinefobia?

É mais do que um desconforto momentâneo. A cinefobia é uma fobia específica e comum, caracterizada pelo medo excessivo e irracional de cães. Isso pode ser desencadeado por um evento traumático no passado, experiências negativas ou mesmo sem uma causa aparente. Porém, os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas podem incluir palpitações, suores, tremores, ansiedade intensa e até mesmo ataques de pânico na presença de cães.

Como superar o medo de cães?

Contudo, o ideal é identificar o porquê desse receio e medo, para conseguir pôr em prática algumas técnicas e descodificar essa barreira.

1. Entender os cães: 

Aprender e saber mais sobre a linguagem corporal dos cães, as expressões faciais e os sinais de comportamento, pode ajudar a interpretar os movimentos e quais as intenções. Assim, ao conseguir prevenir alguns comportamentos, pode ajudar a reduzir a sensação de imprevisibilidade e aumentar a sensação de controlo na presença de cães. 

2. Convívio gradual com cães:

A exposição gradual a cães em ambientes controlados é fundamental. Porque não começar com um convívio com cães de pequeno porte ou até mesmo cães bebés, para um processo gradual de superação desta fobia? Todavia é fundamental experimentar para perceber como será a reação.
A exposição sistemática e controlada a cães pode ajudar a diminuir a ansiedade e o medo associados.

3. Técnicas de relaxamento:

Práticas de mindfulness, respiração consciente e técnicas de relaxamento, como yoga e meditação, podem ser úteis para controlar a ansiedade e o medo em situações que envolvem cães.

Se gostavas de saber mais e ler artigos sobre animais, podes fazê-lo aqui.

Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Soluções para poupar energia em casa

Casa & DecoraçãoLifestyle

Dicas para renovar a casa de banho

Casa & DecoraçãoLifestyle

Obras em casa: tudo o que precisas de saber

Casa & DecoraçãoLifestyle

Isolamento térmico: importância e benefícios